24 de setembro de 2020 - 10:50

Atualizado em 24 de setembro de 2020 - 11:18

Gerente de marketing do Jockey Plaza comenta mudanças no marketing com a pandemia

Por Willian Bressan

Gerente de marketing do Jockey Plaza comenta mudanças no marketing com a pandemia

O Jockey Plaza Shopping é o maior de Curitiba em área bruta locável e um dos maiores do Brasil em área total. E também ostenta o título de caçula dos shoppings centers. Com apenas 1 ano – a inauguração foi em junho de 2019 – o empreendimento do Grupo Tacla Shopping, que também é dono do Palladium Curitiba e Ventura Shopping (para citar só os da capital), enfrentou um grande desafio em seu primeiro ano: a pandemia de Covid-19.

Fechado por dois meses – de março a maio – o Jockey reabriu junto com outros shoppings, mas enfrentou ainda a bandeira laranja, com fechamento aos finais de semana e horários reduzidos. Com isso, também perdeu importantes datas comemorativas como Dia das Mães – a preferida do comércio depois do Natal -.

marketing mudou com a pandemia

Por isso, o Blog do Bressan conversou com exclusividade com Michelle Cirqueira, gerente de marketing do Jockey Plaza sobre os desafios enfrentados e as novidades que o público pode esperar:

Com a pandemia, tudo parou. Logo no primeiro ano do Jockey, veio esse desafio. Como reinventar o marketing e as campanhas durante esse período?

A pandemia pegou todos os segmentos de negócios de surpresa, algo que ninguém esperava, e mesmo no início achava-se que fosse menos impactante e mais passageiro. Não foi.


Num primeiro momento, e sem demora, o Jockey Plaza Shopping tirou o foco de seu próprio negócio e voltou-se à comunidade e situação do mundo em que nossos clientes, colaboradores e lojistas foram colocados subitamente. Empatia social foi o que direcionou nosso posicionamento e tom de comunicação. Falamos de “se cuidar e cuidar do próximo”, falamos de saudade, fizemos ações sociais desde a primeira semana de decretos restritivos à nossa operação e não nos calamos frente às dificuldades que nossa cidade passou a enfrentar. Foram campanhas de incentivo à doação de Sangue, ações de arrecadação de alimentos e produtos de higiene, ativações sociais e emotivas da comunidade a profissionais de saúde, apoio à órgãos e instituições de ajuda humanitária. Depois, e com muito cuidado no tom utilizado, fomos nos preparando para um retorno gradual das operações, com campanhas de segurança aos lojistas e clientes. Passamos importantes datas do varejo de portas fechadas, ou restrição de funcionamento e tivemos que nos adaptar ao momento. Dia das Mães, Namorados, Dia dos Pais e outras datas comemorativas tradicionalmente trabalhadas pelo segmento de shoppings centers com muitos eventos, campanhas promocionais e de incentivo às compras, foram substituídas por ações digitais de relacionamento e novas modalidades de compras (delivery e drive-thru).

O que mudou no departamento de marketing nesse período? Quais foram as adaptações feitas?

A primeira grande mudança foi no foco da comunicação. O planejamento anual de marketing teve que ser revisto e as ações foram ajustadas em formato ou canceladas e substituídas por outras, com novo peso em relevância e menos varejo.

Além disso, renegociações de contratos com fornecedores, revisão de planos de mídia, e outras ações de publicidade e marketing foram ajustadas uma vez que o shopping passou longo período sem grandes campanhas que justificassem o investimento.

Cite algumas ações realizadas pelo Jockey nesse período para ajudar os lojistas.

Criação de campanhas e ferramentas para vendas online via aplicativos, serviços de mensagens, site próprios das lojas, com novos formatos de entrega via delivery ou drive thru. Parcerias com plataformas de entrega, em condições especiais a lojistas. No âmbito comercial, o shopping fez ainda ajustes para uma drástica redução do custo de condomínio, repassando toda economia às lojas

O que o público pode esperar das ações de Natal? E para 2021?

A mais esperada data do ano virá ajustada à nova realidade (no que diz respeito às medidas de segurança adotadas) mas com todo brilho e magia que os clientes mais amam encontrar nos shoppings em todo Natal. A tradicional decoração natalina, atrações para a família, Papai Noel, ofertas e novidades nas lojas, campanha promocional, e tudo que traz ao público do Jockey as melhores emoções; e neste ano, mais esperadas do que nunca!

2021 promete ser um ano de consolidação do shopping junto ao seu público, aprimoramento e complementação do mix de lojas, volta do calendário de varejo com campanhas, ações e eventos, e a maturação do empreendimento em seu segmento.