4 de fevereiro de 2021 - 16:45

Atualizado em 5 de fevereiro de 2021 - 09:35

Livraria Cultura fecha loja do Shopping Curitiba

Por Willian Bressan

Livraria Cultura fecha loja do Shopping Curitiba

A Livraria Cultura fechou as portas da única loja na capital paranaense no último domingo (31). Desde 2011 no Shopping Curitiba, a rede de livraria de Pedro Herz também encerrou as operações em shoppings em São Paulo, conforme noticiou a Folha.

Sergio Herz, CEO da Cultura, disse em entrevista ao PublishNews, que o fechamento está ligado à mudança do comportamento do leitor brasileiro, que migrou para ambientes virtuais, além dos valores de aluguéis.

Inicialmente, a Cultura ocupou um espaço de dois andares no Shopping Curitiba e contava com uma escada suntuosa – que lembrava a unidade mais clássica do Conjunto Nacional, em São Paulo. Com a crise, ficou apenas com o piso inferior. O café, que tinha mesas externas, tinha se estabelecido no meio da livraria.

É um dia triste apara os leitores e amantes de bons encontros no café da Cultura. Lembro como se fosse ontem da inauguração da loja – eu morava bem pertinho do shopping e fui cobrir o evento.

Fundada em 1947, na cidade de São Paulo, a Livraria Cultura era uma das maiores redes do Brasil. Além de livros, havia também CDs, DVDs, e-books, revistas, jogos eletrônicos e brinquedos, e foi pioneira no modelo de livraria conhecido por “megastore”.

Nota da Livraria Cultura

Sobre o fechamento, a Livraria Cultura encaminhou a seguinte nota:

“Desde março de 2020, devido a todas as restrições impostas pela crise do Covid, iniciamos negociações com todos os nossos locadores para que tivéssemos condições comerciais adequadas a nova realidade e pudéssemos manter nossas lojas de maneira sustentável.

Apesar dos esforços de todos os lados, o prolongamento da crise e a falta de previsibilidade nos fez tomar a decisão de encerrar as operações das lojas do Shopping Bourbon (SP), Shopping Villa-Lobos (SP) e Shopping Curitiba (PR).

Ao longo dos últimos anos o mercado online ganhou grande representatividade no mercado editorial. A pandemia impôs novos hábitos de consumo que dificilmente irão retroceder. A digitalização que tomou conta das pessoas e das empresas veio para ficar. Hoje as vendas de livros online representam algo como 80% da receita total do mercado. Esses fatores trazem desafios adicionais para o modelo tradicional das livrarias no médio e longo prazo. Parte importante do faturamento das lojas vinha de eventos, noites de autógrafos, atividades culturais, gastronômicas e obviamente de contato social. Infelizmente não acreditamos que tais atividades voltarão com força ainda em 2021.

Nosso plano é voltarmos ao lucro ainda esse ano para sairmos da Recuperação Judicial o mais breve possível. Não temos dúvida de que as lojas físicas continuarão a desempenhar um papel muito relevante no mercado, porem de maneira muito diferente da que estávamos acostumados. Estamos revisando totalmente nosso portfolio de lojas e serviços. Já iniciamos negociações para implementação de novos modelos de lojas em diversas cidades do Brasil, porem isso só acontecera quando as coisas ficarem mais claras.

A partir de março lançaremos serviços inéditos no mercado e daremos ainda mais foco na integração dos meios digitais com nossos pontos de venda para entregar uma experiência extraordinária e única. Não temos a pretensão de concorrer com os gigantes do comercio eletrônico, mas sim de oferecer aos nossos clientes algo que ninguém oferece, novo e único. 

Para os próximos meses nosso objetivo é manter somente as lojas que trazem retorno no curto prazo. Infelizmente lojas que teriam um retorno previsto para acima de 6 meses foram descontinuadas. O foco hoje é preservação de caixa e a saúde da empresa. O início da vacinação é um primeiro passo para voltarmos a normalidade, mas o Brasil ainda tem desafios gigantescos para conseguir superar essa crise. Infelizmente o ano de 2021 será também muito difícil. Com as medidas tomadas queremos estar prontos para, na medida que a normalidade for se restabelecendo, iniciarmos uma nova era para a Cultura”.

Informamos aos nossos visitantes que nosso site utiliza cookies. Ao usar nosso site, você concorda com nossos Termos de Uso. A maioria dos navegadores aceita cookies automaticamente. Para ver quais cookies utilizamos, acesse nossa Política de Privacidade.