14 de outubro de 2020 - 16:43

Atualizado em 14 de outubro de 2020 - 16:47

Conecta Sebrae premia startups e ecossistemas de inovação no PR

Por Willian Bressan

Conecta Sebrae premia startups e ecossistemas de inovação no PR

Diversidade e democratização no acesso à inovação. Esses foram dois dos principais temas do Conecta 2020, o maior evento da nova economia do Paraná, promovido pelo Sebrae/PR, entre os dias 8 e 10 de outubro, de maneira 100% digital e gratuita. Foram 6.957 inscritos do Paraná, Brasil e até mesmo do exterior, que puderam conferir mais de 60 atrações em 72 horas de conteúdo.

As mulheres foram a maioria entre os inscritos, com 3,7 mil, atingindo assim o objetivo de ampliar a participação feminina no cenário da inovação. Elas contaram com espaços de destaque nas palestras e receberam premiações especiais no Ideathon Elas Inovam, uma jornada de inovação para empreendedoras.

Startups e ecossistemas paranaenses foram reconhecidos pelo evento. Ao todo, seis startups levaram o prêmio na categoria Revelação e outras seis na categoria Referência, além de dois ecossistemas.

Ao todo, 717 startups paranaenses foram indicadas, 68 foram selecionadas e uma de cada regional do Sebrae/PR foi premiada, tanto na categoria Revelação quanto na categoria Referência, além de dois Ecossistemas (Créditos: Luis Felipe Miretzki)

De acordo com Julio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae/PR, o propósito da premiação foi reconhecer startups, ecossistemas de inovação e empreendedorismo do estado que se destacam por soluções inovadoras. Além disso, desperta a atenção para que mais empresas participem do ranking.

“A premiação é importante porque os ecossistemas passam a reconhecer seus empreendedores e suas startups locais como referência. De certa forma, os iniciantes precisam se espelhar em empreendedores mais avançados na jornada e ter a noção que é possível ter sucesso. Isso é importante para oxigenar e dinamizar o ecossistema local”, destaca Agostini.

A categoria Revelação reconheceu as empresas que estão em seus primeiros anos de atuação, mas que apresentam potencial de mercado. É o caso da CargOn, startup curitibana de transporte rodoviário de cargas que propõe um processo totalmente digital, desde as demandas até a finalização da documentação por meio de uma plataforma e de um aplicativo de celular.

“Toda empresa busca um reconhecimento público. Temos nossos próprios desafios, estratégias e propósito e, ser reconhecido na premiação valoriza nosso trabalho e é motivo de orgulho. Nos próximos anos esperamos ampliar nossa atuação na área e fazer valer o nosso propósito, que é facilitar o transporte e simplificar a logística para as pessoas”, diz o CEO & Founder da empresa, Denny Mews.

Já a categoria Referência é destinada às empresas que possuem mais de dois anos de atuação e são reconhecidas pelo ecossistema local como uma referência para a região. O Sischef, de Francisco Beltrão, é um sistema que visa a gestão e automação no segmento de food service, seja delivery, restaurante ou outros. 

“Ficamos felizes com o reconhecimento. Agora a nossa ideia é manter o crescimento dos últimos anos. Já estamos presentes em quase todos os estados do Brasil com quase 600 clientes e logo vamos lançar um novo sistema voltado especialmente para o delivery, devido a demanda causada pela pandemia”, explica o CEO da startup, Ulisses Constantini.

A categoria Ecossistemas premiou duas regionais, sendo o Ecossistema Delas, no Oeste, e o Ecossistema Mais Conectado, da regional Leste. De acordo com a presidente do Conselho de Desenvolvimento de Toledo e diretora do Iguassu IT, Anaide Holzbach, a premiação na categoria representa a valorização do trabalho das mulheres em áreas tradicionalmente masculinas, como a de Tecnologia da Informação.

“A premiação vem para quebrar um paradigma, porque ainda existe muito o conceito que a área da Lógica é masculina, mas já sabemos que não é assim. Precisamos de mais modelos femininos para incentivar as garotas a buscarem as profissões de tecnologia. O papel dessa indicação é inclusive mostrar que mulheres podem ambicionar, trabalhar e desenvolver carreiras na área de tecnologia mesmo em menor número”, relata Anaide.

A premiação

Ao todo, 717 startups paranaenses foram indicadas, 68 foram selecionadas e uma de cada regional do Sebrae/PR foi premiada, tanto na categoria Revelação quanto na categoria Referência, em um sistema de votos públicos online feitos até o dia 2 de outubro. Confira:

Categoria Revelação

Leste (Curitiba e região) – CargOn

Oeste (Cascavel e região – Manfing

Norte (Londrina e região) – Qriativa

Noroeste (Maringá e região – Verifact

Centro (Ponta Grossa e região) – Clube da Robótica

Sul (Pato Branco e região) – Geo-X

Categoria Referência

Regional Leste – MarQponto

Regional Oeste – Customer-X

Regional Norte – Arbo Imóveis

Regional Noroeste – Trucker do Agro

Regional Centro – SantéMed

Regional Sul – Sischef