Atividades de entretenimento e lazer interrompidas, longos períodos de isolamento e migração para home office marcaram os últimos meses. Com isso, grande parte das pessoas precisaram passar mais tempo dentro de casa. Uma pesquisa realizada pela empresa QuintoAndar e pelo Instituto Offerwise mostrou que a preocupação com áreas de lazer em casa aumentou entre 25% dos entrevistados desde o início da pandemia.
O estudo também mostrou que a área verde foi outro ponto que ganhou destaque, passando a ser mais valorizada por 28,4% dos entrevistados. Além disso, 31,8% das pessoas passaram a ver a necessidade de ter um escritório em casa.
Um levantamento feito pelo Google, baseado no volume de pesquisas feitas em 2020, aponta que 43% dos usuários que planejam se mudar buscam por mais espaço e vista externa, além de outros elementos incorporados aos condomínios.
Para Kucher, a situação vivenciada em decorrência da pandemia de Covid-19 fez com que questões que já eram foco de atenção de boa parte das construtoras começassem a ser mais valorizadas pelos consumidores também. “Quando um empreendimento é projetado, a construtora leva em consideração as necessidades que os moradores podem ter, inclusive sociais e emocionais”, conta.
O vice-presidente comercial destaca que esses espaços fazem parte, inclusive, de residenciais subsidiados pelo programa habitacional do Governo Federal.
“Mesmo quando a pessoa procura por um empreendimento mais acessível, é possível encontrar esses elementos que influenciam diretamente na qualidade de vida”, afirma Kucher.