22 de julho de 2021 - 12:31

Atualizado em 22 de julho de 2021 - 12:36

Campanha interna da Unimed Curitiba arrecada 70 toneladas de alimentos

Por Willian Bressan

Campanha interna da Unimed Curitiba arrecada 70 toneladas de alimentos

O objetivo da Unimed Curitiba ao lançar a Gincana Orgulho de Cuidar, no final de maio, era ajudar duas instituições parcerias da cooperativa com cerca de 20 toneladas. Porém, a ação interna que iniciou as comemorações dos 50 anos da cooperativa em 2021 foi crescendo e, no decorrer da “competição do bem”, movimentou e uniu tanto colaboradores e empresas do grupo quanto os médicos cooperados em prol de uma mesma causa: a solidariedade. Assim, foram 24 as instituições sociais atendidas com a arrecadação de 70 toneladas de alimentos na gincana, o que significou mais de 1.300 famílias e 6 mil pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social atendidas no mês. Algumas organizações sociais receberam doações para atende-las, em média, durante 3 meses.

Teve rifa, banner, pedido para familiares e amigos, arrecadação nos sinaleiros, pedido nas redes sociais, até mesmo paródia (“o xote da doação”). A dinâmica da ação consistiu em formar equipes de até 20 pessoas, em duas competições: uma entre os colaboradores da Unimed Curitiba e de empresas do grupo, e outra entre os médicos cooperados. Participaram 38 equipes ao todo, totalizando 631 envolvidos cuja criatividade ditou o jogo durante os 45 dias de arrecadação. As 70 toneladas de alimentos não-perecíveis doados já foram entregues para todas as instituições.



Diretor-presidente da Unimed Curitiba, Rached Hajar Traya

“Lançamos o desafio e tivemos o protagonismo e proatividade dos participantes que ampliaram aquele objetivo inicial, superando as expectativas. Queríamos movimentar toda a cooperativa e arrecadar o máximo de doações para ajudar a amenizar dificuldades, especialmente nesse momento tão delicado que estamos vivendo. Acreditamos que uma ação assim, em meio a uma pandemia, é uma ótima maneira de marcar os 50 anos da Unimed Curitiba, e foi emocionante ver todos demonstrando esse lado solidário e fortalecendo o sétimo pilar do cooperativismo: o interesse pela comunidade. Agradeço a cada colega de trabalho e médico cooperado que, de alguma forma, contribuiu para essa campanha ter a envergadura que teve. Iniciamos as comemorações de maneira solidária, reiterando nosso jeito de cuidar”, afirma o diretor-presidente da Unimed Curitiba, Rached Hajar Traya.

Damar de Cosmos Martins, Fundador da Associação Beneficente de Mãos Unidas, agradeceu a participação, o empenho e entusiasmo de todos que participaram da Gincana fazendo a diferença na vida de muitas famílias. Já Anna Thaís Fuck, presidente da Associação Beneficente São Roque, disse que certamente todas essas doações trouxeram muito conforto e muito carinho para as famílias atendidas.

Evento online celebrou as doações e rendeu prêmios

Com a finalização da campanha, a arrecadação expressiva foi comemorada no último sábado, dia 10 de julho, durante o Show Orgulho de Cuidar que abriu o calendário de celebrações de 50 anos da Unimed Curitiba. A live apresentada pela atriz e jornalista Tati Blum foi transmitida no Facebook da cooperativa para o público interno da Unimed Curitiba e teve mais de 1500 visualizações. O evento online – com direito a plateia virtual – anunciou a arrecadação final das doações, premiou as equipes com os melhores resultados e contou com apresentações musicais das bandas Uso Tópico, Los Los e Mamutes, todas formadas por médicos. Além disso, um Game Show e depoimentos de colaboradores e cooperados finalizaram a programação. Para Valéria Lopes, supervisora de Marketing da Unimed Curitiba, “o principal foi ver a solidariedade, a união e o amor ao próximo. Esses sim foram os primeiros colocados”.

O diretor-presidente da Unimed Curitiba lembrou que “gerações e gerações de médicos passaram pela cooperativa e puderam fazer essa estrutura importante e robusta, um grande símbolo da prestação de saúde na nossa cidade e estado. Com orgulho podemos dizer que temos a comunidade como elemento fundamental para nossa existência, e somos uma empresa que se importa. Esperamos ter minimizado o sofrimento de muitas famílias”. Deu tão certo a ação que ela passa a fazer parte do calendário anual da cooperativa, decretou Traya no final do show.

Confira o evento no canal da Unimed Curitiba: https://www.youtube.com/watch?v=yC8iNhmhJY8

As 24 instituições beneficiadas:

Associação Beneficente São Roque

Associação Beneficente de Mãos Unidas

Asilo São Vicente de Paulo

ACRIDAS – Associação Cristã de Assistência Social

AFECE-Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial

Lar dos Idosos e Centro Dia Recanto do Tarumã

Associação Beneficente Encontro com Deus

Associação Beneficente Renascer

Associação dos Deficientes Físicos do Paraná – ADFP

Asilo Lar Esperança

Clube de Mães União Villa Torres

Comunidade Emaús – Casa de Recuperação e Tratamento Olien Zétola

INSTITUTO AMA – Associação Mantenedora de Apoio à Criança de Risco e com Câncer

Lar Moisés

APAE Curitiba

APAE São José dos Pinhais

APAE Fazenda Rio Grande

Movimento Nacional da População em Situação de Rua

Frente Indígena e Indigenista de Enfrentamento da COVID-19 da Região Sul

AAMPARA – Associação de Atendimento e Apoio ao Autista

Associação Beneficente Dikaion 

Projeto Sopão Curitiba

Associação do Deficiente Motor – Escola Vivian Marçal

Associação de Mulheres Indígenas da Aldeia Kakané-Porã – AMIAKP