Na noite desta quarta-feira (15), chegou ao fim o prazo para o registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral; dez políticos irão concorrer ao governo do Estado

Acabou às 19h, desta quarta-feira (15), o prazo para o registro das candidaturas, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deverão concorrer nas eleições de 2018. No Paraná dez políticos irão disputar o cargo de governador do Estado.

Até o fim da noite desta quarta, apenas Ratinho Junior e Jorge Bernardi constavam no site do TSE. O Portal RIC Mais confirmou o restante das candidaturas com a assessorias dos políticos. Todos os outros registros foram confirmados. Apenas a assessoria da candidata Priscila Ebara (PCO) informou que o registro foi feito pelos dirigentes nacionais dos partido, e não por Curitiba, mas segundo o representante da candidata, a chapa foi inscrita. 

Confira a relação dos candidatos ao governo do Paraná:

Ratinho Junior (PSD)

Vice: Darci Piana (PSD)

Coligação: PSD/PSC/PRB/PR/PPS/PV/PHS/AVANTE/PODEMOS

Jorge Bernardi (Rede)

Vice: Juliano Murbach (PPL)

Coligação: REDE/PPL/DC

Cida Borghetti (PP)

Vice: Cel Malucelli (PMN)

Coligação: PP/PSDB/PSB/PTB/DEM/PROS/PMN/PMB

João Arruda (MDB)

Vice: Eliana Cortes da Silva (MDB)

Coligação: MDB/SD/PC DO B

Doutor Rosinha (PT)

Vice: Anaterrra Viana (PT)

Coligação: PT

Geonísio Marinho (PRTB)

Vice: Eliceu Palmonari (PRTB)

Coligação: PRTB/PRP

Professor Piva (PSOL)

Vice: Fernanda Camargo (psol)

Coligação: PSOL/PCB

Ogier Buchi (PSL)

Vice: Bruno Santarosa (PSL)

Coligação: PSL/PATRIOTA/PTC

Professor Ivan Bernardo (PSTU)

Vice: Carminha Moreira (PSTU)

Coligação: PSTU

Priscila Ebara (PCO)

Vice: Hallyson Hilário Coutinho (PCO)

Coligação: PCO

Propaganda eleitoral no rádio e na TV

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa no dia 31 de outubro, previsto na lei Lei nº 9.504/1997. O cálculo do tempo de cada candidato é realizado pelo TSE e tem como base a bancada eleita pelo partido na Câmara dos Deputados nas últimas eleições.

Durante o horário eleitoral, cada bloco possui 12 minutos e meio, sendo que um minuto e 15 segundos será dividido de forma igual entre todos os candidatos à Presidência. O restante do tempo serão divididos proporcionalmente tendo como base a bancada na Câmara.

Ministério Público orienta eleitores sobre denúncias

Na terça-feira (14), o Ministério Público do Paraná deu orientações sobre o teto de gastos para campanhas, uso das redes sociais por partidos e candidatos, e os prazos a serem seguidos.

Uma das novidades está a importante flexibilização quanto à veiculação de propaganda paga na internet. Ainda que a modalidade continue sendo considerada ilícita, inovações legislativas viabilizaram a possibilidade de pagamento para o impulsionamento de conteúdos no Facebook e no Instagram, desde que identificados de forma explícita e contratados exclusivamente por partidos, coligações, candidatos e seus representantes.

A propaganda eleitoral é regulamentada pela Lei 9.504/97 com o objetivo de impedir o abuso do poder econômico e político, além de preservar a igualdade entre todos os concorrentes. Denúncias podem ser feitas pelo site do Ministério Público Federal, no campo eleições 2018.

15 ago 2018, às 00h00. Atualizado em: 19 abr 2023 às 16h14.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO
Mostrar próximo post
Carregando