Educação

UEM promove Seminário Internacional de Cultura Digital e Educação

Idealizado pela direção do NEAD-UEM com o objetivo de conectar pessoas de todo o Brasil, o I Seminário Internacional de Cultura Digital e Educação (SICDE) acontecerá entre os dias 27 e 31 de julho.

Brenda
Brenda Caramaschi
UEM promove Seminário Internacional de Cultura Digital e Educação
Foto: ASC/UEM

6 de julho de 2020 - 22:22 - Atualizado em 6 de julho de 2020 - 23:09

A Universidade Estadual de Maringá, por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), realizará o I Seminário Internacional de Cultura Digital e Educação (SICDE), entre os dias 27 e 31 de julho.

Cultura Digital e Educação
Foto: ASC/UEM

O SICDE foi idealizado pela direção do NEAD-UEM junto com os professores que fazem parte da equipe multidisciplinar e a coordenação UAB-UEM, com o objetivo de conectar pessoas de todo o Brasil, a fim de trazer discussões dos principais pesquisadores do País e até do exterior sobre Educação a Distância, Ensino Híbrido, Novas Tecnologias de Comunicação e Informação, Cultura Digital, Metodologias Ativas, abordando todas as esferas da aprendizagem, ou seja, desde a educação básica até o ensino superior. 

De acordo com a Professora Josimayre Novelli, diretora do NEAD-UEM, o Seminário sobre cultura digital e educação vai debater também sobre as possibilidades de ensino frente o cenário da Pandemia da Covid-19 na Educação. “O SICDE foi pensado com o intuito de possibilitar o acesso de toda a comunidade acadêmica interna e externa à discussão de temáticas em torno da educação a distância, bem como de temas emergentes em função da Pandemia da Covid-19. O propósito é debater sobre essa modalidade de ensino, além da perspectiva do ensino remoto emergencial e o ensino híbrido, com o intuito de subsidiar docentes, discentes e toda comunidade interna e externa sobre as possibilidades e desafios que envolvem as práticas educacionais nesse atual cenário”.

Programação variada

Os participantes terão oportunidade de assistir às Palestras com nomes como José Moran, professor e pesquisador da USP que estuda EaD e a educação híbrida; João Carlos Relvão Caetano, da Universidade Aberta de Portugal, doutor em diversidades culturais; Ilka Serra, professora e coordenadora geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA; Jussara Paschoalino, professora da UFRJ e pesquisadora da formação de professores em EaD; Lilian Bacich, professora da PUC-SP, doutora em psicologia escolar e desenvolvimento humano.

Além das palestras sobre Cultura Digital e Educação, o evento vai ofertar minicursos e mesas-redondas com professores da UEM e convidados para discutir o uso das tecnologias, a formação de docentes, políticas públicas. Confira a programação completa neste link.

Também será disponibilizado um e-book para os inscritos com artigos dos pesquisadores convidados para o SICDE. Toda comunidade acadêmica e também a comunidade externa está convidada a participar do evento que tem a pretensão de possibilitar o acesso ao conhecimento e principalmente desmistificar preconceitos e solucionar dúvidas sobre o universo da Educação a Distância. “A participação de todos é de extrema importância, pois assim poderemos avançar nas nossas discussões institucionais no que tange à oferta de atividades de ensino, pesquisa e extensão não-presenciais. Além disso, o Seminário também contará com participação e envolvimento de toda a comunidade externa, sejam docentes e todos os profissionais da área educacional. Essa iniciativa do Nead estreita a parceria entre a universidade e escola com o intuito de compartilhar conhecimento e práticas, todas em prol de uma educação de qualidade”, explicou a professora Josimayre.

O SICDE é totalmente online e vai ser realizado por meio da Plataforma Moodle, que é o software utilizado para criação de cursos EaD, e as palestras serão transmitidas pelo YouTube. Para os inscritos, será gerado um certificado de 40 horas (para quem participar de, no mínimo, 75% das atividades).

Para se inscrever acesse a página do evento e clique no botão “Efetuar Inscrição”: https://portal.nead.uem.br/isicde .