Educação

Reitor espera vestibular da UFPR em julho e fala sobre possibilidade de fase única

Segundo o calendário definido pela Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), o ano letivo dos novos universitários deve começar em setembro deste ano 

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Reitor espera vestibular da UFPR em julho e fala sobre possibilidade de fase única
Foto: Divulgação/ UFPR

9 de abril de 2021 - 15:07 - Atualizado em 9 de abril de 2021 - 15:13

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Reitor Ricardo Marcelo Fonseca, anunciou que o esperado é que o vestibular da instituição ocorra no mês de julho e que o ano letivo dos novos universitários inicie em 20 de setembro. 

Em mensagem, compartilhada na quinta-feira (8) nas redes sociais da UFPR, o reitor explicou que ainda não é possível confirmar uma data para as provas devido a pandemia de covid-19. No entanto, de acordo com o calendário estipulado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), ele deve ocorrer antes de setembro, para que as aulas possam iniciar no dia 20 daquele mês. “A previsão é que os novos alunos iniciem as aulas, ainda que de modo remoto, no dia 20 de setembro”, disse. 

Vestibular UFPR em uma fase

No mesmo comunicado, Fonseca anunciou que o esperado é manter o vestibular da UFPR nos moldes dos anos anteriores, ou seja, em duas fases. Mas caso o cenário da covid-19 não apresente melhoras, é possível que ele seja realizado em apenas uma fase, na qual os vestibulandos irão fazer a prova objetiva e a redação no mesmo dia. 

“Nós temos que aguardar um pouquinho mais para ver a evolução do cenário, a evolução dos números para definir, efetivamente, as datas do vestibular. O nosso plano A é manter o planejamento tal como foi feito antes da pandemia, ou seja, o vestibular em duas fases, da maneira como tradicionalmente nós conhecemos. Mas se, eventualmente, as circunstâncias epidemiológicas não permitirem que o planejamento prévio à pandemia seja cumprido. Talvez, nós façamos algumas adaptações no nosso processo de vestibular, eventualmente fazer numa fase única, diminuindo o número de questões, atribuindo um maior peso de acordo com área de algumas disciplinas e colando a redação no mesmo dia dessa fase única”, explicou Fonseca. 

Assista ao comunicado do reitor:

Sobre o vestibular e sobre o calendário.

Publicado por Ricardo Marcelo Fonseca em Quinta-feira, 8 de abril de 2021

Vestibular adiado

A primeira fase do vestibular da UFPR deveria ocorrer em 28 de fevereiro, mas foi adiada cerca de cinco dias antes. Na ocasião, a instituição de educação informou que as motivações foram a substituição da coordenação geral do Núcleo de Concursos e a necessidade de garantir a saúde e segurança dos candidatos e do pessoal envolvido em meio a pandemia.