Educação

Prefeitura de Londrina visita escolas para garantir retorno seguro das aulas presenciais

O ensino presencial da rede municipal de ensino volta no dia dois de agosto para estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e do EJA (Educação de Jovens e Adultos)

Ana Clara
Ana Clara Marçal / Estagiária com informações do Blog.Londrina/N,com
Prefeitura de Londrina visita escolas para garantir retorno seguro das aulas presenciais
Foto: Secretaria de Educação

28 de julho de 2021 - 12:03 - Atualizado em 28 de julho de 2021 - 12:03

A partir desta quarta-feira (28), a Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, visita escolas da rede municipal de ensino com a finalidade de garantir que o Plano de Biossegurança para o retorno seguro dos alunos, elaborado por cada instituição, esteja sendo seguido; assim como as normas determinadas pelas secretarias municipais de Educação e Saúde.

“Este documento também prevê a incorporação de conteúdos de educação sanitária e de apoio, além de cursos e atividades com foco, por exemplo, na saúde mental de crianças e familiares, além da oferta de espaços sistematizados de escuta e fala. Também haverá reforço escolar e acompanhamento presencial nas escolas. É importante pensar em todo o contexto de pandemia, nas restrições e dificuldades que muitas famílias possuem, e moldar o suporte escolar para atender às diferentes necessidades, garantindo ensino de qualidade.”

explica a secretaria municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, responsável pela condução das visitas.

Plano de Biossegurança

O documento foi feito por cada instituição escolar da rede municipal. Nele, estão previstas determinações gerais e personalizadas de acordo com a realidade de cada local. Sua divisão acontece em quatro áreas: organização de tempos e espaços, protocolo de manutenção de higiene e saúde, reorganização pedagógica e apoio e extensão às pessoas.

As escolas deverão respeitar o distanciamento com marcações nas salas de aula, aumentar o oferecimento de álcool em gel e medir a temperatura dos estudantes na chegada. A merenda escolar deve vir sendo oferecida individualmente para evitar aglomerações. Cada instituição pode determinar suas regras de distribuição como horário de atendimento e escalonamento para entrega. O Plano pode ser adaptado de acordo com a situação da pandemia.

O documento foi criado a partir dos grupos feitos pela capacitação Brigada da Pandemia. O material está disponível através deste link.

Cronograma

Quem conduzirá as visitas será a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, junto do secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, assim como representantes de outras secretarias.

Nesta quarta-feira (28), o acompanhamento tem início na Escola Municipal Pedro Vergara Correa. Em seguida, será a vez das escolas municipais José Garcia Villar, Maria Shirley Barnabé Lyra e Maestro Roberto Pereira Panico.

Nesta quinta-feira (29), tem-se o retorno das aulas do segundo semestre no sistema remoto para todos os anos e o atendimento pedagógico com um limite de até seis alunos por sala de aula.