Educação

Londrina terá três novas escolas municipais e duas CMEIs inauguradas até final de agosto

Além das instituições de ensino, a Secretaria Municipal de Educação (SME) ganhará nova sede até final de setembro

Ana Clara
Ana Clara Marçal / Estagiária com informações do Blog.Londrina/N.com
Londrina terá três novas escolas municipais e duas CMEIs inauguradas até final de agosto
Escola Municipal América Sabino Coimbra, no Conjunto Vista Bela / Foto: Vivian Honorato/N.com

22 de julho de 2021 - 11:28 - Atualizado em 22 de julho de 2021 - 11:28

Até final de agosto, estarão funcionando cinco novas instituições de ensino, em Londrina, no norte do Paraná: a Escola Municipal do Jardim Buriti, na zona sul; o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Jardim Nova Esperança; a Escola Municipal Roberto Alves Lima Júnior e o CMEI Nagib Abudi Filho, ambas no Jardim Acquaville, zona leste; e a Escola Municipal América Sabino Coimbra, no Conjunto Vista Bela, zona norte.

“As crianças dessas regiões, que estavam matriculadas em outros lugares, agora vão pode estudar em escolas próximas das suas casas. Quanto às duas novas creches, elas se somarão a outras seis que foram inauguradas nos últimos quatro anos. Com isso, estamos criando 320 vagas que vão diminuir bastante a fila de espera, que, atualmente, é de 1.500 crianças.”

explica a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal.
CMEI Nova Esperança / Foto: Vivian Honorato/N.com

Conclusão

A Escola do Jardim Buriti e o CMEI do Jardim Nova Esperança devem estar prontos em agosto. Já a Escola Roberto Alves Lima Júnior e o CMEI Nagid Abudi Filho estão previstos para serem entregues nos próximos dias.

A Escola do Conjunto Vista Bela está na fase dos retoques finais, com previsão de conclusão até a última semana de julho, devido a volta às aulas. Para atender mais alunos, a equipe iniciou a construção de mais 10 novas salas. Essa será a primeira escola municipal do Conjunto Vista Bela.

 Escola Municipal América Sabino Coimbra / Foto: Vivian Honorato/N.com

Secretaria Municipal de Educação

Outro local visitado pelas autoridades foi a construção da nova sede da Secretaria Municipal da Educação (SME), que ficará localizada no espaço do antigo Mercado Municipal de Quebec, na rua Humaitá. 53,40% da obra já está concluída. A finalização está prevista para até o final de setembro.

“Estamos com muita expectativa para essa mudança, pois será a primeira vez que a Secretaria de Educação terá sua própria sede. Nos últimos anos, a rede municipal de ensino cresceu muito. Hoje, temos mais de 46 mil alunos e uma estrutura que conta com quase 200 prédios. Por isso, precisamos de um espaço apropriado para conduzir todos os nossos processos. Além da sede da Secretaria, o novo prédio abrigará também as sedes de outros órgãos como os conselhos municipais da Educação, de Alimentação Escolar, e de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb.”

destaca a secretária municipal de Educação.
Foto: Vivian Honorato/N.com

O edifício ganhará novo nome: “Marcelo Urbaneja”, em homenagem ao ex-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina e ex-professor da rede municipal. Em maio de 2021, ele faleceu devido à Covid-19.

“Ele foi professor da rede por mais de 30 anos. Por isso, o prefeito sugeriu essa homenagem e nós ficamos muito felizes com esse nome, porque é justo que alguém que tenha trabalhado tanto pela educação em Londrina receba essa honraria.”

comenta o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia.