Giocondo Cezar Cabral
Educação

Por Giocondo Cezar Cabral

Educação

27 de maio de 2020 - 00:00

Atualizado em 4 de junho de 2020 - 15:18

Reflexos do adiamento das datas do Enem e Vestibulares Federais

Giocondo Cezar Cabral
Educação

Diretor, professor, orientador educacional e comportamental, gestor empresarial, palestrante e Mestre d'armas de esgrima. Consultor atuante nesta áreas.

Colunistas Giocondo Cezar Cabral
Reflexos do adiamento das datas do Enem e Vestibulares Federais

Os reflexos do adiamento das datas do ENEM e dos vestibulares federais após aprovação no Senado da PL 1.277 a qual prevê que, em casos de reconhecimento de estado de calamidade pelo Congresso Nacional seja prorrogada automaticamente a aplicação das provas, exames e demais atividades de seleção para acesso ao ensino superior o Ministério de Educação (MEC)resolveu adiar as provas do Exame Nacional do ensino Médio (ENEM), mas não divulgaram as novas datas das provas e ainda prorrogaram a data da inscrição.

Datas corretas são importantes para um plano de estudos

Segundo informado pelo Ministério de Educação (MEC) as novas datas devem ocorrer entre 30 à 60 dias das datas antigas, mas antes de marca-las pretendem fazer uma pesquisa com os estudantes. Isto cheira a politicagem, pois quem prepara os estudantes são os professores, e estes respondem aos planejamentos das escolas e Secretarias de Educação, independentemente de serem particulares ou públicas.

Maior tempo para estudar

Com as provas do Exame Nacional do ensino Médio (ENEM) e vestibulares das Universidades Federais  adiadas os candidatos terão um maior tempo de preparo para estudar. Com certeza alunos menos favorecidos poderão se preparar mais adequadamente, pois neste momento a maioria não tem acesso às aulas virtuais e nem aos cursos preparatórios comunitários gratuitos, os quais fazem uma enorme diferença no aprendizado dos estudantes de escolas públicas. A nosso ver aqueles alunos mais favorecidos de boas escolas particulares também poderão se aprimorar ainda mais.

Para pensar

Será que isto também não tornará a disputa mais desleal ainda visto que alunos de entidades particulares vêm mantendo o ritmo nos estudos?

Além de tudo esta mudança de datas irá ocasionar problemas nos vestibulares de todas as universidades públicas ou privadas, pois a correção das provas do ENEM têm seu tempo e a divulgação acaba interferindo no acesso de milhares de estudantes através do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Teremos mudanças em cadeia com interferências diretas nos calendários universitários de 2021.

É importante saber

Baseado nestas desinformações procuramos profissionais que atuam na saúde para acrescentar informações precisas ao nosso texto.

PSICÓLOGOS

Alguns comentaram que estas situações causam enormes transtornos emocionais dificultando assim um bom rendimento para todos os candidatos, pois a insegurança, medos e frustrações criam fronteiras quase que intransponíveis por eles. Isto tudo pode levar os jovens a situações perigosas com suas próprias vidas.

CARDIOLOGISTA

A Dra Danielly M. Wagner Barth diz que já não bastasse essa situação de pandemia a qual causa incertezas e inseguranças, observa aumento de queixas cardiológicas em geral, nas diferentes faixas etárias. Nos pacientes jovens, os principais sintomas observados incluem palpitações e sensação de “angústia” ou opressão torácica na maioria das vezes, não relacionados a questões cardiológicas estruturais, mas a ansiedade que o momento atual abrange.  São casos clínicos ambulatoriais, onde em geral apenas orientações comportamentais e de mudança de estilo de vida apresentam um resultado eficaz.

CONCLUSÃO

Segundo as duas profissionais e as informações colhidas por nós em nosso dia a dia esta situação toda tem causado a ingestão de alimentos não tão saudáveis e um aumento no consumo de drogas pelos jovens principalmente a cocaína o que leva a  um grande impacto negativo na saúde em geral e especificamente no aumento de casos de infarto agudo do miocárdio, diretamente relacionado a droga, bem como atentados contra a própria vida.

Concluímos que para todos os alunos é importante tomar certos cuidados com os hábitos diários. Tentar se alimentar o mais correto possível em quantidades menores, fazer alongamentos, atividades físicas e exercícios respiratórios diariamente, e um esforço além do normal para ficar longe de bebidas alcoólicas, cigarros e todas as drogas.

Com todas estas informações acredito que tanto para os alunos menos ou mais favorecidos, resta aproveitarem este adiamento para reorganizarem seus planos de estudo seja com vídeo aulas, internet, livros didáticos e cadernos dedicando-se ao máximo, pois só assim poderão conquistar um bom rendimento nas provas do ENEM ou  vestibulares.

Estude o máximo que puder para ir bem nas provas;

Tente tirar o máximo das dúvidas com seus professores;

É você quem fará as provas, não fique na dependência de terceiros.