Educação

Estudantes da rede municipal retomam rotina 100% presencial, em Curitiba

A decisão de retomar o formato 100% presencial levou em conta os resultados do monitoramento feito nas unidades desde o retorno às aulas no formato híbrido

Mônica
Mônica Ferreira / Estagiária com informações da Prefeitura de Curitiba
Estudantes da rede municipal retomam rotina 100% presencial, em Curitiba
( Lucilia Guimarães/SMCS)

27 de setembro de 2021 - 16:00 - Atualizado em 27 de setembro de 2021 - 16:00

Os mais de 90 mil estudantes que estavam no formato híbrido de ensino retomaram a rotina 100% presencial nesta segunda-feira (27), em Curitiba. Eles representam 70% do total de alunos. Agora, as crianças da rede municipal devem ir às escolas todos os dias e não mais alternar com as aulas a distância.

Os 30% restantes optaram por seguir no formato exclusivamente remoto, com videoaulas da TV Escola Curitiba e os kits pedagógicos.

A rede municipal de ensino tem 185 escolas e 230 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com 140 mil matriculados.

“Nosso objetivo é que os pais e responsáveis, pouco a pouco, se sintam seguros e organizem seu cotidiano para que todas as crianças retornem presencialmente às unidades”,

disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

A secretária também informa que, quem quiser trocar de formato, precisa comunicar a direção da unidade em que a criança está matriculada.

Protocolos

A secretária reiterou a importância de continuar respeitando os protocolos sanitários e os cuidados em geral que evitam contaminação pela Covid-19: aferição de temperatura na entrada, limpeza dos pés no tapete sanitizante, higienização das mãos, horários escalonados de intervalo e para as refeições, não aglomerar, usar sempre a máscara, lavar as mãos, usar álcool gel, não emprestar material dos colegas, levar garrafinha de água.

CMEIs

Nos CMEIs, para as crianças da educação infantil, os cuidados também são os mesmos. No CMEI Maria Viezzer Hermann, na Vista Alegre, das 126 crianças matriculadas, 91 estão no presencial.

Na Escola Municipal Batel, A diretora Lucineia Percigili dividiu os horários de entrada, com o primeiro grupo (4º e 5º anos) às 7h30 e as turmas de 1º, 2º e 3º ano às 7h40. Na unidade, os estudantes do presencial também são maioria, apenas 120 dos 420 ficaram no remoto.

Monitoramento constante

A decisão de retomar o formato 100% presencial levou em conta os resultados do monitoramento feito nas unidades desde o retorno às aulas no formato híbrido, a partir de 19 de julho. Até essa data o ensino foi realizado no formato remoto.

Ao longo desse período, foram avaliados o cumprimento efetivo dos protocolos sanitários e o baixo número de casos confirmados da covid-19 entre profissionais, crianças e estudantes.

“O monitoramento é constante, as escolas são dinâmicas e dinâmico é nosso cuidado”, disse Maria Sílvia.

Todas as unidades receberam os equipamentos e cuidados necessários para um retorno seguro. Foram entregues máscaras, face shields, totens de álcool em gel, tapetes sanitizantes e aventais, além dos serviços de sanitização que periodicamente são realizados pela Prefeitura de Curitiba.

Confira os principais cuidados:

  • Uso obrigatório de máscara para profissionais e estudantes;
  • Totens e frascos de álcool gel disponíveis;
  • Horários de entrada, saída, refeições e intervalos escalonados para evitar aglomerações;
  • Interdição de bebedouros coletivos;
  • Desinfecção de mobiliário e materiais em geral com álcool 70%.