Educação

De forma remota, aulas da UEM iniciam na segunda-feira(16/8)

Segundo a UEM, calouros e veteranos que estejam impossibilitados ou prefiram não cursar de forma remota poderão trancar o curso para todo o ano letivo de 2020

Gabriel
Gabriel Trevisan ASC UEM
De forma remota, aulas da UEM iniciam na segunda-feira(16/8)
Calendário do primeiro semestre de 2020 se estende até 19 de dezembro de 2020/ Foto: Divulgação UEM

14 de agosto de 2020 - 15:56 - Atualizado em 15 de agosto de 2020 - 09:35

Em regime de ensino remoto emergencial, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) começa as aulas dos cursos de graduação presenciais na segunda-feira (17/8). O primeiro semestre do ano letivo de 2020, era para ter começado em abril. Devido a pandemia do novo coronavírus, as aulas que começam na segunda-feira seguem até 19 de dezembro.

A UEM  informou que a Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) está enviando, com autorização dos coordenadores, os horários de aulas aos e-mails institucionais dos acadêmicos e também os disponibilizando na Secretaria Acadêmica Virtual (SAV). Alguns coordenadores estão finalizando os horários e, por isso, ainda não liberaram essa informação.

Os calouros e veteranos que estejam impossibilitados, ou prefiram, não cursar de forma remota, poderão trancar o curso para todo o ano letivo de 2020. A ação não ira impor prejuízo no prazo máximo de integralização do curso, ou seja, do tempo que têm para se formar. 

O professor Carlos Humberto Martins, diretor de Assuntos Acadêmicos da UEM, informa que o trancamento é gratuito e o pedido pode ser formalizado pela Secretaria Acadêmica Virtual (SAV) em qualquer momento.

Martins explica que ao trancar o curso, o aluno perde temporariamente o vínculo com a universidade, por isso “a decisão de efetuar o trancamento deve ser tomada após bastante reflexão e conversa com o coordenador do curso”.

Como alternativa paralela ao trancamento, o aluno pode fazer o cancelamento gratuito das matrículas em disciplinas específicas que serão ofertadas. Ou seja, poderá cursar uma e outra não, por exemplo. Para fazer esse procedimento é necessário preencher um formulário e enviá-lo à coordenação do curso de graduação presencial.  

Conforme a resolução do CEP, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) poderão ter as defesas realizadas de forma remota durante o período excepcional  e a orientação pode ocorrer a distância. 

Em relação às pesquisas, a obtenção dos dados deve considerar as normas institucionais, municipais, estaduais e federais do regime de excepcionalidade. As regras também englobam estágios e aulas práticas, sendo que os coordenadores e alunos devem dialogar sobre as especificidades de cada curso.

Devido à pandemia, os atendimentos pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos da UEM estão sendo feitos por e-mail e telefone. É importante buscar o atendimento presencial unicamente para casos excepcionais, desde que previamente agendados