Educação

Canteiros de obras em Londrina ganham kits de livros para promover leitura

Chamado de “Canteiro da Leitura”, o projeto também instala móveis a partir de resíduos das obras para criar um espaço de leitura

Bruna
Bruna Melo / Repórter com informações da assessoria
Canteiros de obras em Londrina ganham kits de livros para promover leitura
Foto: Bruno Ferraro

24 de julho de 2021 - 13:05 - Atualizado em 24 de julho de 2021 - 13:05

Em Londrina, norte do Paraná, o projeto “Canteiro da Leitura” fornece kits de livros para serem instalados em locais de obras em atividade. A intenção da iniciativa é promover leitura entre colaboradores e familiares. A ideia surgiu após perceberem que a quantidade de leitores no país caiu de 56% em 2015 para 52% em 2019, de acordo com a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL).

As obras que recebem os kits são das construtoras A.Yoshii e Yticon. O canteiro do Atsushi Yoshii Tower, na avenida Madre Leônia Milito, é o primeiro a receber o projeto. Todos os itens expostos pela ação podem ser levados para a casa dos trabalhadores.

“Tenho uma filha de oito anos e eu acabo lendo só para ela mesmo. Sei que como pai esse estímulo é importante, mas também quero passar a ler mais. Ter um local apropriado assim, no ambiente do trabalho, é um convite”,

relata Rogério Aparecido Becari, que trabalha como encarregado de pedreiro.

O “Canteiro da Leitura” foi aberto no dia 9 de julho e disponibiliza livros de temas como gestão, autoajuda, esportes e religião. O espaço oferece bancos, mesas e luminárias desenvolvidos a partir de resíduos da construção.