Economia

Salto nos rendimentos dos Treasuries de 30 anos eleva expectativas de compras pelo Fed

Reuters
Reuters
Salto nos rendimentos dos Treasuries de 30 anos eleva expectativas de compras pelo Fed
Departamento do Tesouro dos EUA em Washington, D.C.

31 de agosto de 2020 - 08:54 - Atualizado em 31 de agosto de 2020 - 09:00

Por Kate Duguid

NOVA YORK (Reuters) – Os investidores estão elevando as expectativas de que o Federal Reserve agirá para domar uma alta nos rendimentos dos títulos norte-americanos, expandindo suas compras de Treasuries de longo prazo depois que o banco central dos EUA disse que permitirá uma inflação mais alta.

Os rendimentos dos Treasuries de 30 anos <US30YT=RR> atingiram máxima em dois meses na sexta-feira. O aumento dos ‘yields’ é um problema em potencial para o Fed, pois eleva o custo dos empréstimos para empresas e pessoas e ameaça o crescimento econômico.

Alguns investidores disseram que o banco central norte-americano pode precisar considerar a possibilidade de comprar dívida de prazo mais longo em sua reunião de política monetária de meados de setembro, se não antes. Anteriormente, os investidores esperavam que o Fed introduziria essa política até o final do ano.

“O Fed não pode permitir que os juros subam significativamente porque isso iria desfazer tudo o que eles têm construído nos últimos seis meses”, disse Gershon Distenfeld, codiretor de renda fixa da AllianceBernstein.

O Fed comprou quase 2 trilhões de dólares em dívida norte-americana desde o início da pandemia de coronavírus, elevando seus ativos atuais para cerca de 4,36 trilhões de dólares, buscando manter os juros baixos e garantir liquidez no mercado. A maioria dessas compras foi em Treasuries de prazo mais curto.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG7U0TZ-BASEIMAGE