Economia

Raia Drogasil faz novo acordo de acionistas, propõe mudanças no conselho de administração

Reuters
Reuters
Raia Drogasil faz novo acordo de acionistas, propõe mudanças no conselho de administração
Unidade da Droga Raia no Rio de Janeiro (RJ)

30 de março de 2021 - 19:32 - Atualizado em 30 de março de 2021 - 19:35

SÃO PAULO (Reuters) – A Raia Drogasil anunciou nesta terça-feira um novo acordo de acionistas, válido a partir de novembro, com prazo de 10 anos e proposta de mudanças no conselho de administração.

A maior rede de farmácias do país afirmou em comunicado que o novo acordo, que entra em vigor em 10 de novembro, “reforça o compromisso de longo prazo das famílias Galvão, Pires Oliveira Dias e Pipponzi”, que em conjunto têm 28,3% da companhia.

O acordo também marca “encerramento do ciclo dos acionistas Guilherme Leal, Luiz Seabra e Pedro Passos como membros do grupo de controle da RD, os quais seguem como acionistas mesmo após o vencimento do acordo atualmente em vigor”.

Segundo a companhia, o novo acordo tem como objetivo melhorar a governança e preparar a empresa para a estratégia de negócios que incorpora uma série de elementos do varejo online e da telemedicina, que foram impulsionados pelas medidas de isolamento social no país.

Há vários trimestres, executivos da companhia têm sinalizado esforços da Raia Drogasil para investimentos em digitalização, omnicanalidade, marketplace e oferta de serviços nas farmácias como aplicação de vacinas.

A companhia afirmou também que vai submeter à aprovação de investidores proposta para ampliar, de três para cinco, os membros independentes do conselho de administração, mantendo a representação do atual grupo de controle.

Entre os membros independentes indicados estão Sylvia Leão, que integrou as redes de varejo Wal-Mart Brasil, GPA e Carrefour Brasil; e Philipp Povel, presidente da varejista online de moda Dafiti. A chapa mantém o conselheiro independente, Marco Bonomi, ex-diretor-geral do Itaú Unibanco.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH2T1O7-BASEIMAGE