Economia

Petro Rio converte financiamento para longo prazo e anuncia aquisição de sonda

Reuters
Reuters
Petro Rio converte financiamento para longo prazo e anuncia aquisição de sonda
.

22 de dezembro de 2020 - 13:35 - Atualizado em 22 de dezembro de 2020 - 13:40

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) – A Petro Rio informou que assinou acordo com a Prisma Capital para converter um financiamento-ponte de 100 milhões de dólares em um financiamento de longo prazo, enquanto informou ainda que fechou a aquisição de uma sonda.

Em comunicado na noite de segunda-feira, a companhia afirmou que o contrato de longo prazo com a Prisma mantém o valor do principal e fixa as amortizações em quatro parcelas iguais de 25 milhões de dólares– em julho de 2021, janeiro de 2022, julho de 2022 e janeiro de 2023.

O empréstimo teve como objetivo prover parte dos recursos para a aquisição do FPSO OSX-3 e do campo de Tubarão Martelo. A possibilidade de extensão de prazo já era prevista, sem alteração da taxa de juros, mediante adequação de garantias, acrescentou a empresa.

A Petro Rio disse ainda que firmou acordo com a Ventura para aquisição, pelo valor de 1 dólar norte-americano, da sonda Atlantic Zephyr, semissubmersível do tipo ancorada, adequada para intervenções e completações em poços de lâmina d’agua de até 300 metros.

A sonda deve adicionar custos anuais de operação e manutenção da ordem de 3 milhões de dólares, enquanto eliminará a necessidade de contratação de sondas de terceiros para intervenções no campo e reduzirá custos em relação a sondas alugadas, segundo a companhia.

“Esta aquisição tem por objetivo reduzir o custo operacional e aumentar a eficiência do campo de Tubarão Martelo através da redução significativa do tempo de resposta a eventuais paradas de poço”, afirmou.

De acordo com a empresa, a estratégia visa replicar modelo aplicado no campo de Polvo, onde uma sonda de perfuração instalada na plataforma alcançou recorde de eficiência e “payback” dos investimentos.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEGBL17D-BASEIMAGE