Economia

Neoenergia inicia operação comercial do Complexo Eólico Chafariz

Reuters
Reuters
Neoenergia inicia operação comercial do Complexo Eólico Chafariz
Sede da Neoenergia, no Rio de Janeiro (RJ)

29 de julho de 2021 - 20:35 - Atualizado em 29 de julho de 2021 - 20:40

SÃO PAULO (Reuters) – A elétrica Neoenergia iniciou nesta quinta-feira a operação comercial do Complexo Eólico Chafariz, no Sertão da Paraíba, com 17 meses de antecedência em relação ao início da vigência do contrato no Mercado Regulado, informou a companhia em nota.

Segundo a empresa, os dez primeiros aerogeradores do empreendimento começaram a funcionar com plena execução e possuem capacidade de instalação correspondente à 34,65 megawatts (MW). Os demais aerogeradores seguem em fase de teste em andamento.

A capacidade total do complexo será de 471,25 MW, 61% da energia será direcionada ao Mercado Regulado (ACR) e 39% para o Ambiente de Contratação Livre (ACL).

“A implantação completa está prevista para ser finalizada até o fim deste ano, com significativa antecipação em relação ao plano de negócios e reforçando o posicionamento da Neoenergia em executar seu plano estratégico”, informou a elétrica.

O Complexo Eólico Chafariz terá 15 parques, sendo um dos maiores projetos de geração eólica da Neoenergia no país e da Iberdrola na América Latina. Serão instaladas 136 turbinas com capacidade unitária de 3,465MW, que atualmente estão em fase de testes.

(Por Lais Morais)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6S1JQ-BASEIMAGE