Lukas Rique
Liberdade Financeira

Por Lukas Rique

Economia
Lukas Rique

MERCADO DE AÇÕES. ARROZ COM FEIJÃO – PARTE I

O QUE SÃO AÇÕES E QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS

MERCADO DE AÇÕES. ARROZ COM FEIJÃO – PARTE I

9 de outubro de 2020 - 13:52 - Atualizado em 9 de outubro de 2020 - 14:12

Uma ação é uma fração de uma empresa, ao adquiri-la você entra para o quadro de acionistas, ou seja, a decisão de se tornar sócio de um negócio deve ser algo bem analisado, considerando todos os fundamentos necessários para uma tomada de decisão assertiva.

As principais finalidades de uma empresa que negocia seu capital em bolsa de valores, é realizar a capitalização do negócio através da oferta de pequenas participações da companhia aos investidores no mercado, cuja tal capitalização servirá para poder financiar projetos de expansão, aumentar o capital de giro da companhia, organizar a estrutura de capitais da empresa, adequar o endividamento, entre outros. Ao decidir abrir o seu capital e negociar suas ações no mercado, uma empresa deverá avaliar todos os prós e contras, afinal, por mais que ela possa ter acesso a um volume bem expressivo de recursos, deverá também realizar o reporte de tudo o que está fazendo com tal capital de maneira muito mais estruturada, transparente e frequente do que uma empresa de capital fechado, afinal de contas terá que prestar contas a um número muito maior de acionistas.

As ações são divididas em 03 principais tipos:

AÇÕES ORDINÁRIAS (ON): Podem possuir menos liquidez, pois ao adquirir uma ação ON o investidor se torna um sócio com direito a voto em caso de assembleias, ou seja, sua intenção pode ser a de participar ativamente da gestão do negócio, obviamente que na proporção de ações que detém. Sua participação na distribuição de dividendos não é preferencial. As ações ON podem ser reconhecidas no mercado através do Código 03 ao final do seu ticker de negociação. Ex: PETR3 (Petrobras), VALE3 (Vale S.A)

AÇÕES PREFERENCIAIS (PN): As ações preferenciais podem apresentar maior volatilidade e mais liquidez do que as ordinárias, pois o investidor se torna sócio da empresa com um foco maior na distribuição de dividendos da companhia e não possui direito a voto nas assembleias, portanto em não havendo uma demonstração de resultados satisfatória da companhia dentro do esperado, o mercado pode entender como não sendo mais um investimento interessante, assim como o inverso também é verdadeiro. As ações PN podem ser reconhecidas no mercado através do Código 04 ao final do seu ticker de negociação. Ex: ITUB4 (Itaú Unibanco), LAME4 (Lojas Americanas)

AÇÕES UNITS (UN): São ações mistas, funcionam como se fosse um pacote de ações contendo um pouco de ações ordinárias e um pouco de ações preferenciais, algumas empresas optam por distribuir suas ações dessa maneira. As ações UN podem ser reconhecidas no mercado através do Código 11 ao final do seu ticker de negociação. Ex: SULA11 (Sulamerica), SANB11 (Santander)

Para ter informações adicionais desse conteúdo separei GRATUITAMENTE uma vídeo aula para vocês de um trecho de nosso CURSO de INTRODUÇÃO AO MERCADO FINANCEIRO:

Nos próximos artigos irei lhes explicar como funciona o processo de abertura de capital de uma empresa em bolsa de valores e a negociação de suas ações no mercado aberto.

Até a próxima.