Economia

Ibovespa mostra indefinição com Petrobras e Vale contrabalançando declínio de B3

Reuters
Reuters
Ibovespa mostra indefinição com Petrobras e Vale contrabalançando declínio de B3
Bolsa de valores de São Paulo

9 de junho de 2021 - 16:16 - Atualizado em 9 de junho de 2021 - 16:21

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa mostrava certa indefinição nesta quarta-feira, com a alta das ações da Vale e da Petrobras contrabalançando o declínio de papéis da B3, enquanto Gol avançava mais de 4% após a aquisição de companhia aérea regional.

Às 10:54, o Ibovespa subia 0,06%, a 129.867,89 pontos. O volume financeiro somava 5,3 bilhões de reais.

Na terça-feira, Ibovespa fechou em queda com movimentos de realização de lucros que quebraram uma série de oito altas seguidas, a maior desde 2018.

Nos atuais patamares, na visão da equipe do BTG Pactual, a seletividade das ações é preponderante, uma vez que a simetria risco versus retorno para determinadas empresas ficou elevada e sem fundamentos.

“Continuamos otimistas e cautelosos, buscando apenas papéis muito seletos”, afirmou nota enviada a clientes pela área de gestão do banco.

Do ponto de vista gráfico, a equipe da Safra Corretora observou que o Ibovespa está em tendência de alta no curto prazo e formou um topo em 131.200 pontos.

“Se passar deste, poderá alcançar sua projeção em 132.900 pontos. Do lado da baixa, o índice encontrará suporte em 124.700 pontos. Se perder este, poderá descer até seu suporte em 123.600 pontos.”

No exterior, Wall Street abriu com variações tímidas, com investidores aguardando dados de inflação desta semana e a próxima reunião do Federal Reserve.

DESTAQUES

– B3 ON recuava 2,94%, em meio a receios de competição no setor. A empresa de tesouraria digital Mark 2 Market (M2M) recebeu na terça-feira licença da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para atuar como Central Depositária de Recebíveis do Agronegócio (CRA).

– PETROBRAS PN avançava 0,77%, apoiada na alta do petróleo no exterior. O órgão brasileiro de defesa da concorrência (Cade) aprovou a venda da refinaria RLAM. A empresa ainda disse que oferta de recompra de títulos envolverá mais de 2 bilhões de dólares.

– VALE ON tinha elevação de 0,47%, favorecida pela forte alta dos futuros do minério de ferro nesta quarta-feira, com o contrato de referência na bolsa chinesa de Dalian chegando a subir 5,4% após três dias de baixa.

– BANCO DO BRASIL ON caía 0,44%, em sessão mais fraca entre os bancos do Ibovespa, com ITAÚ UNIBANCO PN ao redor da estabilidade e BRADESCO PN cedendo 0,67%. BTG PACTUAL UNIT perdia 1,9% após levantar 2,98 bilhões de reais na véspera.

– GOL PN avançava 4,15%, após anunciar acordo para a aquisição da MAP Transportes Aéreos por 28 milhões de reais em dinheiro e ações.

– ELETROBRAS PNB subia 2,24%, em meio a expectativas relacionadas à privatização da companhia. O relator da MP que trata do tema no Senado afirmou que se comprometeu com o governo federal a apresentar seu parecer nesta semana e que espera votá-lo no máximo até o início da próxima.

– MAGAZINE LUIZA ON recuava 1,05% e VIA VAREJO ON perdia 1,77%, corrigindo parte do desempenho mais forte da véspera. Na contramão, B2W ON subia 2,03%.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5817Y-BASEIMAGE