Economia

Ibovespa futuro tem alta discreta com exterior benigno antes de Fomc

Reuters
Reuters
Ibovespa futuro tem alta discreta com exterior benigno antes de Fomc
(Blank Headline Received)

16 de setembro de 2020 - 09:50 - Atualizado em 16 de setembro de 2020 - 09:56

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa futuro tinha alta discreta nesta quarta-feira, em meio ao viés positivo de praças acionárias no exterior, com as atenções voltadas nesta sessão para o desfecho da reunião de política monetária do banco central norte-americano.

Por volta de 09:40, o contrato do Ibovespa que vence em 14 de outubro mostrava acréscimo de 0,14%, a 100.570 pontos.

“O movimento positivo segue dominando a dinâmica dos mercados na semana”, afirmou a equipe da Guide Investimentos, destacando que o fim da reunião do Federal Reserve poderá render sinalizações importantes para a política monetária.

O encontro de dois dias é o primeiro do Fed sob uma estrutura recém-adotada que promete lançar a inflação para o patamar acima de 2% para compensar períodos, como o atual, em que está abaixo da meta.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) vai divulgar seu comunicado e um resumo das novas projeções econômicas às 15h (horário de Brasília). O chair do Fed, Jerome Powell, dará entrevista à imprensa meia hora depois.

Investidores do mercado brasileiro também estão na expectativa de decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que sairá após o fechamento da bolsa.

Após cortar a taxa Selic nove vezes desde agosto do ano passado, em 450 pontos-base, o Copom deve mantê-la em 2,0% na reunião de política monetária de 15 e 16 setembro, segundo 37 dos 38 economistas consultados pela Reuters.

Em relação ao Brasil, melhora da previsão econômica para o Brasil em 2020 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), embora a estimativa para 2021 tenha piorado.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG8F1AE-BASEIMAGE