Economia

Ibovespa fecha em queda pelo 5º pregão seguido; BR Distribuidora dispara

Reuters
Reuters
Ibovespa fecha em queda pelo 5º pregão seguido; BR Distribuidora dispara
Bolsa de valores de São Paulo

26 de janeiro de 2021 - 19:05 - Atualizado em 26 de janeiro de 2021 - 19:10

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa fechou em queda pela quinta sessão consecutiva nesta terça-feira, abaixo do patamar dos 117 mil pontos, com Eletrobras capitaneando as perdas após renúncia do presidente-executivo, que deve assumir a BR Distribuidora.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,78%, a 116.464,06 pontos. O volume financeiro na sessão somou 35,1 bilhões de reais.

Nos Estados Unidos, o S&P 500 fechou com decréscimo discreto, após renovar máxima histórica, em meio a resultados corporativos, enquanto agentes financeiros continuam na expectativa de um desfecho das negociações no Congresso sobre mais estímulos à economia norte-americana.

Para o gestor de renda variável da Infinity Asset, Fernando Siqueira, o Ibovespa sofre com o aumento de casos e mortes em razão da Covid-19 e esquema de vacinação intrincado, que tendem a pesar sobre a popularidade do governo e arriscar a retomada da economia, elevando a chance de aumento de gastos públicos.

“Isso traz um maior risco para a situação fiscal, que já é ruim no Brasil”, afirmou. “Essa dinâmica interna negativa explica um pouco porque o Brasil vem mostrando uma performance abaixo de seus pares nos últimos 10 a 15 dias.”

Desde o recorde no último dia 8, de 125.076,63 pontos, considerando o fechamento, o Ibovespa acumula declínio de 6,9%. No mesmo período, o norte-americano S&P 500 contabiliza elevação de 0,65% e o mexicano S&P/BMV IPC recua 3,6%.

Apesar de declarações do governo, incluindo do presidente Jair Bolsonaro, no sentido de compromisso com o teto de gastos, agentes financeiros seguem ressabiados com a chance de extensão do auxílio emergencial conforme a Covid-19 não arrefece no país.

O próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, reconheceu nesta terça-feira a possibilidade de volta do benefício caso a economia sinta o baque de um recrudescimento da pandemia e a vacinação em massa sofra reveses.

Em paralelo, o movimento de greve dos caminhoneiros ganhou adesão da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL), reforçando apreensões com a recuperação da atividade.

Depois de subir até 119.167,14 pontos na primeira etapa do pregão, o quadro doméstico tumultuado fez o Ibovespa chegar a 116.109,10 pontos no pior momento.

DESTAQUES

– BR DISTRIBUIDORA ON disparou 9,57%, dada a perspectiva de que Wilson Ferreira Jr assumirá o comando da companhia, após renunciar ao cargo de presidente-executivo da Eletrobras, o que derrubou os papéis da elétrica. ELETROBRAS ON caiu 9,69% e ELETROBRAS PNB perdeu 6,80%. O executivo disse que decidiu sair da estatal citando falta de tração para a conclusão da privatização da empresa.

– ITAÚ UNIBANCO PN fechou em baixa de 3,34%, enquanto BRADESCO PN caiu 2,4%, BANCO DO BRASIL ON recuou 2,67% e SANTANDER BRASIL UNIT caiu 3,23%. O Bradesco BBI cortou a recomendação de Itaú e Santander Brasil, bem como seus respectivos preços-alvo, assim como o preço-alvo de BB, citando que o recente rali das ações e o espaço limitado para revisões adicionais de lucros apoiam visão mais cautelosa com o setor.

– CSN ON caiu 2,88%, em sessão negativa para o setor de mineração e siderurgia, com GERDAU PN recuando 5,17%, USIMINAS PNA cedendo 4,52% e VALE ON perdendo 1,52%. A CSN divulgou na última sexta-feira prospecto preliminar para o IPO de sua unidade de mineração, com faixa indicativa de preço de 8,50 a 11,35 reais por papel, em operação que pode movimentar mais de 7 bilhões de reais.

– CIELO ON valorizou-se 1,66%, em meio a novos ruídos envolvendo mudança no controle da maior empresa de meios de pagamentos do país e tendo no radar balanço do quarto trimestre após o fechamento do mercado.

– BRMALLS ON subiu 1,85%, em sessão majoritariamente positiva para shopping centers, com IGUATEMI ON avançando 1,65% e MULTIPLAN ON fechando em alta de 0,64%. O BTG Pactual destacou que notícias recentes têm sido bastante negativas para o setor e que o curto prazo ainda está difícil, mas que as vendas estão se recuperando e que as vacinas são uma realidade, bem como as ações parecem bastante descontadas. “Estamos mais otimistas com o setor.”

– PETROBRAS PN terminou em baixa de 0,33%, tendo de pano de fundo preços quase estáveis do petróleo no exterior. As ações sucumbiram ao viés mais vendedor mesmo após anunciar aumento de preços da gasolina e do diesel em suas refinarias a partir de quarta-feira.

– XP INC valorizou-se 5,49% em Nova York, após reportar dados do quarto trimestre mostrando que fechou 2020 com 660 bilhões de reais em ativos sob custódia (AUC), uma alta de 61% em relação ao final de 2019 e um crescimento de 17% na comparação com o final do terceiro trimestre de 2020, com 2,8 milhões de clientes ativos em 31 de dezembro, crescimento de 63% ano a ano. Na B3, BTG PACTUAL UNIT reverteu a alta e fechou em baixa de 1,49%.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH0P1J9-BASEIMAGE