Economia

Governo prorroga prazos para pagamentos de financiamentos com recursos de fundos regionais

Reuters
Reuters
Governo prorroga prazos para pagamentos de financiamentos com recursos de fundos regionais
Edifício do Ministério da Economia, em Brasília (DF)

29 de abril de 2021 - 19:43 - Atualizado em 29 de abril de 2021 - 19:45

BRASÍLIA (Reuters) – O Conselho Monetário Nacional aprovou nesta quinta-feira a autorização para a prorrogação de parcelas de operações de crédito com recursos dos fundos constitucionais do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO) contratadas até 31 de dezembro de 2020.

As parcelas das operações de crédito não rural com vencimento em 2021 poderão ser prorrogadas por até 12 meses. Para o crédito rural, as operações contratadas por mini e pequenos produtores com vencimento em 2020 e 2021 poderão ser prorrogadas até 31 de dezembro deste ano.

Em nota, o Ministério da Economia destacou que a medida não tem impacto fiscal.

No ano passado, o governo autorizou a suspensão por 12 meses das parcelas dos financiamentos com recursos dos fundos vincendas até dezembro. A avaliação é que com a “persistência dos efeitos econômicos adversos decorrentes das restrições de circulação e mercadorias e pessoas, vários empreendedores não-rurais e produtores rurais ainda não conseguiram se restabelecer em 2021”, o que tornou necessária a prorrogação do benefício.

“Para efetuar a prorrogação, as instituições financeiras deverão atestar a dificuldade temporária, pelo mutuário, para reembolso do crédito”, disse o ministério.

(Redação de Brasília)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3S1GB-BASEIMAGE