Economia

Erdogan diz que volatilidade do mercado não reflete realidade econômica da Turquia

Reuters
Reuters
Erdogan diz que volatilidade do mercado não reflete realidade econômica da Turquia
Presidente da Turquia, Tayyip Erdogan

24 de março de 2021 - 08:37 - Atualizado em 24 de março de 2021 - 08:40

ANCARA (Reuters) – A recente volatilidade nos mercados financeiros não reflete a realidade da economia local e os investidores internacionais devem manter sua confiança na Turquia, disse o presidente do país, Tayyip Erdogan, nesta quarta-feira.

Os turcos que mantêm moedas estrangeiras e ouro em casa deveriam investi-los em instrumentos financeiros, levando-os para a economia e a produção, disse ele em um discurso em um congresso de seu Partido AK, que está no poder.

“A volatilidade do mercado nos últimos dias não reflete os fundamentos, a dinâmica, o potencial e o futuro da economia”, disse o presidente.

O valor da lira caiu, as ações despencaram e os rendimentos dos títulos dispararam após a decisão surpresa de Erdogan, anunciada no fim de semana, de substituir o presidente do banco central por um crítico da política monetária apertada. A lira caía para 8,0 por dólar nesta quarta-feira, deixando as perdas desde sexta-feira em cerca de 10%.

“Provamos que somos resistentes a todos os tipos de choques com nossa disciplina fiscal e compromisso com a economia de mercado”, disse Erdogan.

Ele acrescentou que a economia vai melhorar com base no investimento, produção, emprego e exportações.

(Por Tuvan Gumrukcu e Ece Toksabay)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH2N10T-BASEIMAGE