Economia

BCE mudará orientação de política monetária na próxima reunião, diz Lagarde

Reuters
Reuters
BCE mudará orientação de política monetária na próxima reunião, diz Lagarde
Presidente do BCE, Christine Lagarde

12 de julho de 2021 - 08:15 - Atualizado em 12 de julho de 2021 - 08:20

FRANKFURT (Reuters) – O Banco Central Europeu vai mudar sua orientação sobre os passos seguintes de política monetária em sua próxima reunião para refletir a nova estratégia e mostrar que fala sério sobre reanimar a inflação, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde, em entrevista divulgada nesta segunda-feira.

Anunciada na semana passada, a nova estratégia do BCE permite que o banco tolere inflação mais alta do que sua meta de 2% quando as taxas estiveram muito baixas, como agora.

O objetivo é garantir aos investidores que a política monetária não será apertada de forma prematura e impulsionará suas expectativas sobre futuros aumentos dos preços, que ficaram abaixo da meta do BCE durante a maior parte da última década.

“Dada a persistência que precisamos demonstrar para cumprir nosso compromisso, a orientação futura será certamente revisitada”, disse Lagarde à Bloomberg TV.

A atual orientação do BCE diz que o banco comprará títulos por quanto tempo for necessário e que vai manter os juros em seus níveis atuais em mínimas recordes até que veja o cenário inflacionário “convergir de forma robusta” para sua meta.

Lagarde não deu detalhes sobre como essa mensagem pode mudar, afirmando simplesmente que o objetivo do BCE será manter o crédito fácil.

Ela acrescentou que este não é o momento certo para falar sobre reduzir o estímulo e que o Programa de Compras Emergenciais da Pandemia do BCE, no valor de 1,85 trilhão de euros, pode “mudar para um novo formato” depois de março de 2022, a data mais cedo possível para o fim.

(Reportagem de Francesco Canepa)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6B0HJ-BASEIMAGE