LONDRES (Reuters) – Os bancos do Reino Unido precisam de ao menos seis meses para se prepararem para qualquer corte na taxa de juros a território negativo, disse o banco central britânico nesta quinta-feira, ao deixar inalterado seu programa de estímulo antes de uma esperada recuperação econômica neste ano.

O Banco da Inglaterra publicou os resultados de sua revisão sobre o quanto bancos como HSBC, Lloyds e Barclays estariam preparados para implementar juros negativos pela primeira vez.

“O envolvimento da Autoridade de Regulação Prudencial com empresas regulamentadas indicou que a implementação de juros negativos em um período menor que seis meses vai atrair riscos operacionais elevados”, disse o banco central em comunicado.

O banco central disse que não quer enviar um sinal de que pretende determinar juros negativos em algum momento, mas “seria apropriado iniciar os preparativos para garantir a capacidade de fazer isso se necessário no futuro”.

Os reguladores do Banco da Inglaterra deveriam começar a preparar os bancos para implementarem juros negativos em qualquer momento após seis meses, completou.

O Banco da Inglaterra manteve sua taxa de juros em 0,1% e deixou inalterado o tamanho do programa de compra de ativos em 895 bilhões de libras (1,22 trilhão de dólares).

O banco disse esperar que a economia vai encolher 4% nos três primeiros meses de 2021, mas que deve se recuperar rapidamente para níveis pré-Covid ao longo de 2021.

(Reportagem de David Milliken e Andy Bruce)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH13107-BASEIMAGE

4 fev 2021, às 09h37. Atualizado às 09h40.

No Ar

RIC Notícias Live

As notícias mais curiosas e importantes do Paraná e do Brasil, de segunda a sexta-feira, com Evandro Harenza.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
  • 22h20 RIC Notícias Noite
Mostrar próximo post
Carregando