Antonio Carlos
Investimentos e Algo Mais

Por Antonio Carlos

Economia
Antonio Carlos

Ter dinheiro não é tudo, mas é necessário

Muito mais do que dinheiro, precisamos de valores. Valores morais, afetivos, fraternais e familiares.

Ter dinheiro não é tudo, mas é necessário

28 de julho de 2020 - 09:52 - Atualizado em 28 de julho de 2020 - 10:00

Se perguntarmos para 1000 pessoas se querem ter dinheiro, 1000 falarão que sim. Porém a quantidade, intensidade e finalidade do dinheiro na vida delas terá inúmeras respostas.

Muitos querem ter dinheiro para comprar uma casa, fazer uma viagem. Outros querem ter para ajudar pessoas. Ha ainda os que querem ter dinheiro para montar negócios, ampliar suas atuais operações. E ainda, aqueles que querem ter dinheiro para não pensar mais nele.

Mas e como isso funciona? Por que gastamos boa parte do nosso tempo indo atrás de ter esse produto? É ele que realmente queremos?

Um planejamento financeiro vem exatamente ao encontro dessa questão. Vem trazer uma reflexão do PARA QUE e não do PORQUE ter dinheiro. E com isso não é tão simples chegar ao principal ponto da questão. Envolverá uma reflexão que trará a tona os valores morais das pessoas, suas prioridades reais e consequentemente aquilo que ocupará seus pensamentos.

O dinheiro afasta pessoas na grande quantidade, da mesma forma que as aproxima. As famílias brigam com grande intensidade na sua falta da mesma forma que na sua abundância. Os relacionamentos ficam sinceros e intensos quando se tem muito e quando se tem pouco. Então isso deixa extremamente claro que o dinheiro não é a solução e nem a causa. Em nada. Em nenhum lugar.

Muito mais do que dinheiro, precisamos de valores. Valores morais, afetivos, fraternais e familiares. Pessoas no final das suas vidas geralmente chegam a conclusões que poderiam ter ido um pouco mais devagar no acúmulo de patrimônio e com muito mais intensidade no acúmulo de relacionamentos verdadeiros e desprovidos de interesses.

Mas não podemos deixar de lado a realização que o dinheiro pode trazer. Pois ele proporciona o acesso a experiências intensas e interessantes. A ter e fazer coisas importantes e fantásticas. A ajudar e não passar por dificuldades muitas vezes básicas de sobrevivência e tranquilidade. Enfim, ele é necessário.  

Então mais do que planejar para ter dinheiro, planeje sua vida e dos seus familiares para viverem em grandes valores. Com aquilo que dinheiro algum compra e não se vende por nada. Se isso for realmente seu foco principal, seu norte de caminhada, com muita tranquilidade garanto que você alcançará a tão sonhada tranquilidade financeira.

Isso é a vida!