Começa a vigorar nesta sexta -feira (14) o novo modelo de rodízio no fornecimento de água de Curitiba e Região Metropolitana. A principal mudança é que agora o rodízio foi dividido em três grupos de bairros (e não mais em cinco) e a população vai ficar um dia e meio sem água e um dia e meio com água (36 horas por 36 horas).

A medida é necessária devido à forte estiagem que afeta os níveis dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC). Além disso, a população deve aderir à campanha Meta20 que visa a economia de 20% do consumo de água.

A meta é economizarmos 20% de água. A Sanepar pede o engajamento da população na economia individual e o rodízio e espera que a água armazenada nas barragens seja suficiente até a vinda de chuvas em volumes significativos.

Nesta quinta-feira (13), o nível geral das barragens está em 28%. A chuva que caiu, em torno de 10 milímetros, foi insuficiente para alterar o nível das barragens. Todos os dias, cerca de 1,2 milhão de moradores de Curitiba e Região Metropolitana ficam sem o fornecimento de água.

estiagem-parana-passauna-4
Foto: Gilson Abreu/AEN.

Dicas simples para economizar água

Como a meta de economizar água é alta, se seguirmos algumas dicas podemos aumentar nossa capacidade de economia. São dicas simples, que se botarmos em prática no dia-a-dia podemos ter bons resultados, sem sofrer com a falta d’água depois.

  • Diminua o tempo de banho: um banho de 10 minutos consome 60 litros de água. Diminua esse tempo para cinco minutos e economize 30 litros.
  • Desligue a torneira ao escovar os dentes ou use um copo para enxaguar a boca: em apenas dois minutos de torneira aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água. Se você abrir o mínimo torneira, consumindo, por exemplo, 3,5 litros, serão preservados 10 litros de água.
  • Não faça a barba durante o banho: lembre que 10 minutos de chuveiro ligado consomem no mínimo 60 litros de água.
  • Acumule louça para lavar: empilhe e separe a louça do café e lave junto com a do almoço. Em média, uma torneira de pia de cozinha, funcionando 15 minutos, consome 120 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada. Se a economia for de 60 litros, em 30 dias serão 1,8 mil litros.
  • Não lave calçadas: use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas ou reutilize a água que sai da máquina de lavar roupa. Para se ter uma ideia, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.
  • Não lave o carro agora: se realmente for necessário, use um balde e um pano para limpar o carro. Lembre-se novamente: uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.

Lembre-se: precisamos economizar, no mínimo, 20% da água consumida em um mês. A crise hídrica, que está provocando a maior seca da história do Paraná, deve se prolongar. Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso.

https://ric.com.br/noticias/estiagem-parana-ano-que-vem/

14 ago 2020, às 10h00. Atualizado às 10h38.
Mostrar próximo post
Carregando