Criado pelo Centro Marista de Defesa da Infância em 2016, o site CADÊ Paraná será relançado na próxima terça-feira (28). Após dois anos de estudo, a plataforma que apresenta os dados da infância e juventude no estado do Paraná, incluindo os 399 municípios, volta ao ar com uma interface mais interativa e dinâmica.

Apesar do lançamento oficial ser apenas na próxima terça-feira (28), já é possível acessar o portal e conferir as informações. Todos os dados oferecidos são obtidos por fontes oficiais.

Plataforma CADÊ Paraná apresenta dados

As buscas no site permitem diversas opções de pesquisa. É possível descobrir quantas crianças e adolescentes foram vítimas de violência sexual em Londrina, quantas vivem em área rural em Telêmaco Borba, o número de vacinados em Maringá, entre outras possibilidades.

Na plataforma online estão compilados dados e estatísticas de 80 indicadores sociais oficiais do Brasil sobre direitos de crianças e adolescentes no Paraná. IBGE, INEP, DATASUS e TSE são algumas das fontes usadas pela equipe do Centro de Defesa na elaboração do CADÊ Paraná.

Conforme explica Renata Macagnani, estatística responsável pelo monitoramento, extração e visualização dos dados da plataforma, as informações são renovadas periodicamente, de acordo com a atualização de cada instituição. “O Censo Escolar já disponibiliza números de 2018. Por outro lado, do IBGE, o que temos à disposição são dados de 2010, quando foi realizado o último censo”, esclarece.

Outro produto fruto do CADÊ Paraná são os informes temáticos. Periodicamente, os analistas do Centro Marista de Defesa da Infância, com o auxílio de especialistas no tema, recortam temas emergentes e que saltam aos olhos na plataforma e os agrupam em um material sintetizado e objetivo. O informe traz não só os dados, mas também análises qualitativas feitas por especialistas convidados.

24 maio 2019, às 00h00.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO
Mostrar próximo post
Carregando