Coronavírus

Defesa Civil monta barracas que vão servir de ponto de apoio à saúde em ação contra coronavírus

Lucas
Lucas Sarzi Com informações da Prefeitura de Curitiba
Defesa Civil monta barracas que vão servir de ponto de apoio à saúde em ação contra coronavírus
Foto: Divulgação.

31 de março de 2020 - 00:00 - Atualizado em 1 de julho de 2020 - 14:48

Com o apoio de voluntários, a Defesa Civil de Curitiba começou a montagem de barracas para serem ponto de apoio ou espaço para triagem de pacientes com problemas respiratórios provocados pelo novo coronavírus. Ao todo, vão ser dez barracas montadas por toda a capital paranaense, com a possibilidade de ampliar o atendimento de extrema necessidade.

Nesta segunda-feira (30), a estrutura foi instalada no pátio da Administração Regional do Tatuquara, de forma a servir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local. Outra barraca foi colocada na Unidade de Saúde Bairro Alto.

Conforme a Defesa Civil, além dos pontos já instalados, no Tatuquara e no Bairro Alto, outros locais vão receber o apoio. Os demais pontos ainda vão ser definidos. “O trabalho continua nesta terça-feira, na Regional Bairro Novo”, conta o coordenador da Defesa Civil, Nelson de Lima Ribeiro.

Estamos fazendo esse trabalho preventivo e preparatório para reunir informações sobre todo o auxílio oferecido ao município, para que sejam utilizados se houver uma necessidade futura”, esclarece o secretário de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, lembrando que essa é uma das missões da Defesa Civil.

barracas reforço saúde coronavirus defesa civil Divulgação 2

Foto: Divulgação.

Doações e voluntariado

A Defesa Civil de Curitiba montou, também, um cadastro para pessoas que queiram contribuir no transporte e na distribuição de materiais, em caso de necessidade, como parte do plano de prevenção da cidade ao novo coronavírus. Mais informações estão disponíveis em um site específico para o assunto.

Doações de materiais e insumos também podem ser encaminhadas ao órgão. O contato pode ser feito pelo email defesacivil@curitiba.pr.gov.br. O mesmo e-mail funciona para pessoas jurídicas que queiram disponibilizar espaços para montagem de uma área de triagem ou, até mesmo, um hospital de campanha, se necessário.