Coronavírus

De bicicleta, enfermeira entrega medicamentos para idosos em isolamento pelo coronavírus

Lucas
Lucas Sarzi
De bicicleta, enfermeira entrega medicamentos para idosos em isolamento pelo coronavírus
Cíntia do Rocio Costa, enfermeira da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, pedala cerca de 15km por dia. Foto: Hully Paiva/SMCS.

8 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 1 de julho de 2020 - 14:48

Dizem que quem quer fazer, dá um jeito. É por isso que uma servidora da saúde pegou um capacete, luvas e uma mochila com medicamentos e saiu às ruas de bicicleta para entregar os remédios aos idosos que não podem sair de casa por conta do novo coronavírus. Cíntia do Rocio Costa, auxiliar de enfermagem da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, que fica no Centro de Curitiba, uniu o amor pelo ciclismo ao trabalho de combate à pandemia que tanto assusta a todos.

Toda tarde, desde quando o isolamento começou, ela pedala pelas ciclovias e ruas mais calmas da região central para entregar medicamentos de uso contínuo a pacientes idosos ou com doenças crônicas. Estas pessoas não podem ir até a US, pois fazem parte do grupo de risco para covid-19 e precisam ficar em isolamento social.

“Pedalar é minha paixão, então só juntei as coisas para colaborar com quem mais precisa do isolamento domiciliar, porque agora é tudo que precisamos fazer, ajudar uns aos outros”, disse Cíntia, que chega a pedalar até 15 quilômetros por dia e faz cerca de cinco atendimentos numa tarde. Outras equipes da US também fazem entregas na região.

enfermeira entrega remedios de bicicleta curitiba Foto Hully Paiva SMCS

Foto: Hully Paiva/SMCS.

Na porta de casa

Cardiopata e com artrose, a dona de casa Suzete Gusso, 68 anos, mora sozinha no bairro Rebouças e usa medicamentos continuamente. Ela solicitou atendimento domiciliar e recebeu a medicação do mês na porta de casa.

“Sempre foi muito bem atendia na unidade, mas agora é excelência mesmo. Sem essa entrega precisaria ir até a unidade buscar, o que pra mim seria muito arriscado, disse Suzete.

Outra paciente atendida pela entrega de bike é Jussara Richi, de 72 anos, que cuida da mãe de 101 anos. “Nenhuma de nós pode sair nesse momento, eu pela minha condição de doença crônica e ela por ser acamada. Liguei hoje pela manhã e agora a tarde o remédio chegou“.

Serviço da prefeitura

A entrega de medicamentos de uso contínuo para idosos com problemas de locomoção e acamados acontece em todas as unidades da cidade. A medida mantém em isolamento domiciliar pacientes mais vulneráveis ao novo coronavírus e evita que interrompam seus tratamentos.

Quem precisar dos serviços deve ligar na unidade de saúde onde faz tratamento. Na Ouvidor Pardinho, a solicitação é feita pelo (41) 3321 2751, das 7h às 13h. Um funcionário avalia o pedido, faz a triagem e separa os medicamentos para entrega.

enfermeira entrega remedios de bicicleta curitiba Foto Hully Paiva SMCS 2

Foto: Hully Paiva/SMCS.