Economia

Aproveite o período de quarentena para aprimorar o currículo com cursos online

Os cursos online tomaram conta das plataformas digitais de diversas instituições de ensino reconhecidas, e podem ser uma ótima oportunidade para quem deseja dar um up na carreira

Fernanda
Fernanda Xavier da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes
Aproveite o período de quarentena para aprimorar o currículo com cursos online
Aproveite o período de quarentena para aprimorar o currículo com cursos online

29 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 29 de abril de 2020 - 00:00

As pessoas estão exercendo uma rotina confinados dentro de suas casas durante a quarentena. Muitos estão se deparando com pontos de reflexão importantes em diversos âmbitos da vida e realizando planos para o futuro próximo, quando passar essa fase da pandemia.

A carreira é, sem dúvidas, um dos principais aspectos mais lembrados. A crise econômica em tempos de contágio trouxe muitas incertezas para os profissionais. Assim, os cursos online são uma forma de se manter conectado e aprimorar o currículo.

Período é ideal para atualizar os conhecimentos

De acordo com a Nora Mirazon Machado, umas das sócias-fundadoras da Trilogie – empresa de branding e planejamento de carreira, o período atual é perfeito para encaixarmos momentos de aprendizagem no dia dia.

“Há uma variedade enorme de cursos muito bons que foram disponibilizados gratuitamente por faculdades e instituições renomadas aqui do Brasil e mundo afora, que com certeza podem contribuir para a necessidade de atualização profissional. Tem conteúdo para todas as áreas, nos mais diversos formatos e meios”, explica

No entanto, o desafio da aprendizagem contínua vai além do momento atual que estamos vivendo: a ideia de um emprego para a vida não existe mais e o normal atualmente é mudar de ambientes profissionais e até de carreira várias vezes ao longo da vida.

Isso faz com que, para mantermos nossa relevância profissional e nossa empregabilidade, tenhamos que pensar e planejar nosso desenvolvimento, nos responsabilizando pelo nosso próprio aprendizado.

“A aprendizagem contínua tem que ser incorporada como hábito para a vida, e hábitos novos exigem bastante prática até realmente ficarem incorporados. Uma dica é alinhar os resultados desejados na carreira com temas de aprendizado que ajudem no alcance desses objetivos. Assim, o hábito da aprendizagem anda em conjunto com a conquista profissional e se torna um reforço positivo”, explica Nora

Com o mundo em constante transformação e o rápido avanço da tecnologia, as conexões entre a aprendizagem e o trabalho se fazem cada vez mais necessárias.

Ainda é cedo para dizer como as carreiras serão afetadas após a pandemia. Porém existe a certeza de que longas trajetórias dentro de uma mesma empresa vão deixar de ser realidade. Por isso, é necessário que o profissional se planeje e aproveite o momento para adquirir novas habilidades que impactarão diretamente em sua empregabilidade.