Coronavírus

Curitiba higieniza 22 terminais de ônibus para conter avanço do coronavírus

Guilherme
Guilherme Barchik com informações da Prefeitura de Curitiba
Curitiba higieniza 22 terminais de ônibus para conter avanço do coronavírus
Foto: Luiz Costa /SMCS.

28 de março de 2020 - 00:00 - Atualizado em 1 de julho de 2020 - 14:49

Os terminais de ônibus de Curitiba vão ter reforço de limpeza neste fim de semana. A pulverização com peróxido de hidrogênio começa pelo terminal do Pinheirinho, o maior da capital paranaense, por onde passam aproximadamente 130 mil pessoas em dias úteis normais.

Até o fim do domingo (29), a Prefeitura informa que será feita a assepsia nos 22 terminais da cidade, além da Rodoferroviária. No total, serão 196 mil metros quadrados de área higienizados nos terminais. O objetivo é conter a disseminação do novo coronavírus.

“Os terminais são áreas de grande fluxo de passageiros todos os dias e estamos reforçando a higienização para evitar a propagação do vírus”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Os profissionais de limpeza usam pulverizadores costais com hipoclorito de sódio e peróxido de hidrogênio para fazer a higienização de pontos de contato – grades, postes, externos, pisos – e ajudar a reduzir a velocidade de circulação de agentes infecciosos. O peróxido de hidrogênio, que está sendo doado pela Peróxidos do Brasil, é conhecido pelo poder desinfetante e de desinfecção.

Programação

Na sexta-feira, além do terminal do Pinheirinho, foram higienizados os terminais da CIC, Capão Raso, Portão, Sítio Cercado, Boqueirão, Carmo e Hauer.

Neste sábado (28) estão na lista Santa Cândida, Boa Vista, Cabral, Barreirinha, Bairro Alto, Capão da Imbuia, Oficinas e Centenário. O serviço está programado para começar às 20h.

No domingo (29), serão pulverizados os terminais de Santa Felicidade, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Fazendinha, Caiuá e Guadalupe. A Rodoferroviária será o último ponto.

Com foco em conter a propagação da pandemia do novo coronavírus, o prefeito Rafael Greca lançou a ação de limpeza  na quarta-feira (25), com reforço em várias áreas da cidade com grande circulação de pessoas. Já foram pulverizados acessos a Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais públicos de Curitiba.

A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Na semana que vem deve começar a limpeza de 2.640 pontos de ônibus e de estações-tubo.