Curiosidades

Embuste: entenda o que significa essa gíria

Confira o que significa embuste, crush, pistola e ranço!

Fernanda
Fernanda Xavier
Embuste: entenda o que significa essa gíria
Embuste (Foto: Reprodução YouTube/ Canal Contexto)

1 de janeiro de 2018 - 00:00 - Atualizado em 25 de agosto de 2020 - 02:24

No dia a dia as pessoas costumam usar expressões mais informais. Os jovens, por sua vez, são os que mais fazem uso de gírias e acabam perpetuando alguns termos. Palavras como “embuste”, são exemplos dessas gírias usadas diariamente na vida das pessoas. Mas afinal, você sabe o que significa embuste? Confira o significado dessa e de outras expressões!

Significado de embuste

De acordo com o Dicionário Online de Português, o significado da palavra embuste como um substantivo masculino é:

“Mentira que, estando repleta de astúcia, é usada com o intuito de enganar ou prejudicar uma outra pessoa; logro ou engodo”, segundo o dicionário

Porém, o dicionário também traz o que é embuste, se considerado como gíria:

“Pessoa insuportável, chata, que se comporta de uma maneira que ninguém aguenta; entediante: o embuste chegou e todo mundo foi embora!”

significado embuste
Significado embuste (Foto: Vandal)

Embuste sinônimo

E talvez, você fique na dúvida sobre quais são os sinônimos de embuste. Ainda de acordo com o Dicionário Online de Português os sinônimos da palavra são:

  • Armadilha
  • Cilada
  • Emboscada
  • Insídia
  • Logro
  • Embustice
  • Embusteirice
  • Engodo

Origem das gírias

Em entrevista para o Balanço Geral Curitiba, o professor de linguística Bruno Dallari, explica um pouco sobre a origem das gírias. Como coloca o professor, desde sempre palavras que se tornam comum no dia a dia das pessoas, acabam sendo usadas com um novo significado.

“A língua é um tapete feito de retalhos dos próprios tecidos. Então, é muito comum que as gírias novas sejam reaproveitamentos, ressignificações de outras que já existiam anteriormente”, coloca o professor

embuste significado
Embuste significado (Foto: Sticker.ly)

Anti embuste

A gíria ficou tão conhecida e associada com essa questão de “pessoa insuportável”, que surgiu a expressão “anti embuste”, usada para indicar que a pessoa “quer o embuste bem longe”. A gíria pode ser usada para ex-namorados (as), ex-amigos (as) ou qualquer outra pessoa que se enquadre no quesito!

Essa gíria, acabou gerando uma onda de memes e objetos relacionados ao tema. Confira:

Significados de gírias

Como as gírias estão sempre surgindo e fazendo parte da vida das pessoas, confira o significado de outras expressões que ganharam grande ascensão e hoje são muito usadas, tanto por jovens quanto por adultos!

Ranço

A palavra ranço é usada com o intuito de representar ressentimento por parte de alguém. De acordo com o Dicionário Online de Português, no sentido de gíria, ranço significa:

“Pegar Ranço. Sentir mágoa, ressentimento em relação a algo ou alguém: pegar ranço do(a) ex-namorado(a)”

Crush

A expressão crush significa “estar afim de alguém”. Essa palavra é muito usada atualmente e pode significar um relacionamento de verdade ou platônico. De acordo com o Dicionário Online de Português o significado de crush é:

“Sentimento afetivo intenso e rápido que se sente por alguém”

Pistola

Quando a pessoa diz que “está pistola”, significa que ela perdeu a razão. Então, se alguém usar essa expressão, fique esperto, a pessoa está bem braba!

Vídeo: pessoas tentam adivinhar significado de gírias

Confira essa reportagem especial do Balanço Geral Curitiba! Nela você confere o significado de algumas gírias e o que as pessoas acham que elas significam!

Conseguiu entender o significado das gírias que estão moda? Conte para a gente qual expressão você ainda não sabe o significado!

Confira também no RIC Mais: