Notícias

Cronograma capilar: Saiba como cuidar melhor da saúde dos seus cabelos

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

12 de abril de 2017 - 00:00 - Atualizado em 12 de abril de 2017 - 00:00

O cronograma capilar é composto por quatro etapas: hidratação, nutrição, umectação e reconstrução (Foto: Pixabay)

O cronograma capilar foi criado para recuperar os cabelos já danificados e proteger os fios de futuras ações

O cronograma capilar nada mais é do que um calendário de cuidados com os fios que deve ser feito por todos que visam manter os cabelos saudáveis e brilhantes. Por mais que tentemos evitar, é impossível proteger os fios da chapinha, procedimentos químicos, banhos quentes, sol, piscina e outras ações. Com o tempo o cabelo vai perdendo vida, ficando ressecado, quebradiço e cheio de frizz.

Para recuperar e proteger os fios de ações e futuras ações que venham agredir os mesmos, que o cronograma capilar foi criado. No geral, o cronograma capilar conta com três pilares: hidratação, nutrição e reconstrução. Deste modo, é possível devolver os minerais e a massa capilar perdidos.

Na maioria das vezes, o cronograma capilar conta com oito hidratações, três nutrições e uma reconstrução por mês. No começo pode ser usado por todo mundo, mas conforme for retomando a vida, é possível personalizá-lo de acordo com as necessidades de cada um.

Entenda um pouco mais sobre cada um dos procedimentos do cronograma capilar:

Hidratação

Apesar de cada hidratação agir de um modo, no geral elas recuperam a água perdida e repõem os nutrientes que fazem parte da sua fórmula – tornando cada uma delas única. O bom da hidratação é que ela pode ser usada por todo mundo, pelo menos uma vez por semana e ainda possui efeito quase que imediato. Porém, tome cuidado para não exagerar. O excesso de creme pode acabar aumentando a oleosidade no couro cabeludo.

Quando for comprar a sua máscara de tratamento, opte por uma opção que contenha proteína, elastina e colágeno, glicerina, glicerina vegetal, aloe vera e vitaminas.

Nutrição

Para nutrir os fios não existe muito segredo. A nutrição é responsável pela reposição de lipídeos para repor a oleosidade natural dos fios. Os tratamentos nutricionais são ideais para quem está com os fios ressecados, opacos e sem movimento. O resultado do tratamento é um cabelo brilhoso, sedoso e leve.

Quando for comprar a sua máscara de nutrição, opte por produtos que contenham ceramidas, manteiga de cacau, manteiga de murumuru, óleo de argan, óleo de coco e óleo de tutano.

Reconstrução

Já para quem procura um tratamento para reconstruir o cabelo, o ideal é apostar em máscaras de tratamento que repõem massa e proteína aos fios. Uma das principais proteínas que compõe os fios é a queratina, por isso é extremamente importante manter uma rotina de recarga da proteína – pelo menos uma vez por mês.

Pessoas que sofrem com fios quebradiços e porosos são as mais indicadas para realizar o tratamento. Aposte em máscaras com queratina, arginina, colágeno, creatina, cistina e proteínas parecidas.

Umectação

A umectação entra no cronograma capilar como um banho de óleo nos fios. Ela serve para devolver sais minerais, deixando os cabelos com o com aspecto saudável e com um maior controle de frizz. Geralmente nesta etapa do tratamento são indicados óleos extra-virgens como óleo de coco, de abacate ou até mesmo óleo de oliva. Basta aplicar nos fios secos, deixando agir de uma a duas horas. Após o banho de óleo, capriche na lavagem para retirar todo o óleo e não deixar os cabelos pesados.

Finalização do tratamento

Para potencializar ainda mais o tratamento, o ideal é manter um intervalo mínimo de 48h entre os procedimentos. Deste modo, você protege os fios e mantém o efeito do tratamento por ainda mais tempo.

Confira abaixo um calendário para a realização do cronograma capilar. Adeque de acordo com o seu tipo de cabelo e o intervalos de lavagens.

  Segunda-feira Quarta-feira Sexta ou sábado
Semana 1 Hidratação Nutrição Hidratação
Semana 2 Nutrição Hidratação Reconstrução
Semana 3 Hidratação Nutrição Hidratação
Semana 4 Nutrição Hidratação Umectação