Notícias

Crítico do Kremlin publica foto em hospital na Alemanha, diz que consegue respirar sozinho

Reuters
Reuters
Crítico do Kremlin publica foto em hospital na Alemanha, diz que consegue respirar sozinho
Líder opositor russo Alexei Navalny posa para foto com sua família em hospital em Berlim

15 de setembro de 2020 - 08:02 - Atualizado em 15 de setembro de 2020 - 08:06

MOSCOU (Reuters) – O político russo de oposição Alexei Navalny compartilhou uma fotografia de um hospital em Berlim onde está internado nesta terça-feira, em que aparece sentado na cama e cercado por sua família, e disse que agora consegue respirar sozinho após a suspeita de envenenamento no mês passado.

“Olá, aqui é Navalny. Sinto falta de todos vocês”, escreveu ele em letras maiúsculas para seus seguidores no Instagram. “Eu ainda mal posso fazer qualquer coisa, mas ontem eu consegui respirar por todo o dia por minha própria conta. Realmente por minha própria conta.”

Navalny, o principal opositor ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, ficou fortemente doente na Sibéria no mês passado e foi transportado de avião para Berlim. A Alemanha diz que testes de laboratórios em três países determinaram que ele foi envenenado com o agente nervoso Novichok e governos ocidentais exigiram uma explicação da Rússia.

Moscou classificou as acusações como sem fundamento. O porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov reiterou nesta terça-feira que Moscou está aberta a esclarecer o que aconteceu com Navalny, mas que precisa ter acesso a informações sobre seu caso na Alemanha.

Peskov disse que todos ficarão felizes caso Navalny se recupere e que ele é livre para retornar à Rússia. Mas ele disse que não consegue entender as razões pelas quais laboratórios na França e na Suécia testaram as amostras médicas de Navalny se a Rússia não teve o mesmo acesso.

(Reportagem de Alexander Marrow e Katya Golubkova)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447759)) REUTERS ES

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG8E0TP-BASEIMAGE