Coronavírus

Crise econômica do coronavírus: como fazer um planejamento financeiro

Você sabe com pode sofrer menos com a crise econômica do coronavírus? Confira as dicas a seguir e amenize os impactos financeiros no seu bolso.

Larissa
Larissa especial e exclusivo para o RIC Mais
Crise econômica do coronavírus: como fazer um planejamento financeiro

27 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 27 de abril de 2020 - 00:00

Um dos principais impactos causados pelo coronavírus é a crise econômica. Com a pausa nas atividades de diversos negócios a economia mundial está sofrendo grandes consequências que refletem no nosso dia a dia.

Muitas empresas não estão conseguindo manter o ritmo e acabam sofrendo com prejuízos, levando a atitudes como demissões e até mesmo falência. Mas você sabe com pode sofrer menos com a crise econômica do coronavírus? Confira as dicas a seguir e amenize os impactos financeiros no seu bolso.

Reduza os gastos

A primeira medida a ser tomada deve ser a redução de gastos. É preciso diminuir a saída de dinheiro para evitar a falta de recursos ou mesmo gerar dívidas. Aproveite que você está em casa e guarde o dinheiro que normalmente gastaria com lazer fora de casa. Além do mais, os gastos com transporte também serão drasticamente reduzidos.

Faça um planejamento

Um dos principais erros durante uma crise econômica é não ter um planejamento financeiro. É fundamental que você saiba o quanto deve entrar e sair da sua conta bancária neste período, para assim planejar os gastos sem apertos no final do mês.

Faça uma reserva para emergências

Quando o assunto é coronavírus nunca se sabe o que pode acontecer no dia seguinte. Por isso é essencial que você tenha uma reserva para possíveis emergências, como gastos inesperados, redução na renda ou mesmo uma possível demissão. Dessa forma você evita ser pego de surpresa, ou mesmo se endividar.

Invista em você

A quarentena é um dos melhores momentos para investir em si mesmo. Aproveite o tempo em casa para fazer cursos e treinamentos que podem agregar ao seu currículo e vida profissional. Dessa forma você pode sair da crise econômica dando a volta por cima e garantindo lucros ainda maiores.