Coronavírus

Vacina Johnson & Johnson que seria testada no Paraná é suspensa por “doença inexplicada em paciente”

Estudos estão suspensos até que mais informações sejam obtidas sobre os efeitos da vacina

Guilherme
Guilherme Becker / Editor
Vacina Johnson & Johnson que seria testada no Paraná é suspensa por “doença inexplicada em paciente”
(FOTO: EDUARDO MATYSIAK)

13 de outubro de 2020 - 08:51 - Atualizado em 13 de outubro de 2020 - 08:51

Uma das vacinas mais promissoras contra o coronavírus e a quarta a conseguir autorização para realizar testes da fase 3 no Brasil, a da Johnson & Johnson, foi suspensa nesta segunda-feira (12). De acordo com a empresa, uma doença inexplicada em um paciente que participou do programa de testes fez com que os estudos fossem paralisados até mais informações sejam obtidas.

“Interrompemos temporariamente a administração de novas doses em todos os nossos ensaios clínicos da vacina candidata, incluindo o ensaio de fase 3 ‘ENSEMBLE’, devido a uma doença inexplicada em um participante do estudo”, afirma o texto da empresa.

A expectativa da Johnson & Johnson era realizar os testes da fase 3 em 60 mil voluntários, sendo que sete mil seriam brasileiros. O Paraná estava entre os estados selecionados para receber doses, porém, o processo foi suspenso logo após o anúncio.

Vacina Johnson & Johnson

A pausa nos estudos da vacina da Johnson & Johnson é semelhante com o ocorrido com a AstraZeneca, que suspendeu o processo após uma voluntária sofrer reações adversas. Após uma análise, o processo foi retomado no Reino Unido, Brasil, África do Sul e Índia, mas nos Estados Unidos eles ainda estão aguardando revisão regulatória.

Nesta terça-feira (13), a Johnson & Johnson deve apresentar os resultados financeiros e adiantou que é normal estas pausas em estudos de vacinas que envolvem milhares de pessoas. 

“Estamos aprendendo mais sobre a doença com este participante, e é importante ter todos os dados antes de compartilhar informações adicionais”, acrescentou o comunicado.

Logo após a divulgação da informação sobre a suspensão dos estudos, os índices Dow Jones caíram.