Coronavírus

Máscara de tecido: saiba como lavar de forma correta [Aprovado]

As máscaras de tecido precisam obrigatoriamente passar por higienização frequente

Renata
Renata Nicolli Nasrala / Editora em parceria com Luana Fogaça
Máscara de tecido: saiba como lavar de forma correta [Aprovado]

28 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 24 de setembro de 2020 - 20:54

Resumo da matéria

  • Devido a pandemia do novo coronavírus no mundo, a população precisou se adaptar a novos costumes, principalmente, o uso de máscaras. Com isso, muitas pessoas aproveitaram para aprender como fazer máscara de tecido para comercializar ou para uso próprio. Entretanto, em geral, os cidadãos não sabem como lavar a máscara que, de acordo com especialistas, deve ser higienizada constantemente e de forma correta, para que seja eficiente.

De acordo com o Ministério da Saúde, o uso de máscara de tecido pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor.

Entretanto, para estar sempre protegido de forma segura, as máscaras de tecido precisam obrigatoriamente passar por higienização frequente.

Máscara de tecido caseira protege?

Na falta de equipamentos de segurança mais qualificados para a proteção contra aerossóis  como máscaras PFF1, PFF2, N95 e PFF3, as máscaras de tecido podem ser boas alternativas mesmo que não tenham função equivalente aos epi’s.

De acordo com o cirurgião torácico Leonardo Rottili Roeder, todos os tipos de máscara protegem, entretanto, em diferentes níveis.

“Tempo de adesão, ajuste da máscara à face e presença de tosse ou espirros podem afetar a eficácia. É preciso ter o cuidado para não tocar na parte frontal, e, principalmente, substituí-la após duras horas de uso ou caso fique úmida”, afirma.

mascara de tecido contra coronavírus

Ainda conforme o cirurgião, algodão e fronhas de tecido antimicrobiano foram considerados os mais adequados para a confecção de máscaras caseiras, sendo algodão o com maior probabilidade de vedação adequada.

Mas, claro, a higienização destas deve ser feita com frequência.

Como lavar e higienizar a máscara de tecido

Segundo o Ministério da Saúde e a OMS, é importante seguir as recomendações abaixo para higienizar e não contaminar as máscaras de tecido.

Conforme o protocolo adotado em um hospital que está tratando pacientes da Covid-19, a desinfecção da máscara é eficiente caso seja feito de forma correta.

máscara de tecido personalizada covid-19

“A desinfecção deverá ser realizada com o mergulho da máscara em solução de hipoclorito de sódio (água sanitária) a 0,1% por três minutos. Em seguida, a máscara deverá ser lavada com água e sabão”.

Caso queira fazer uma solução de hipoclorito a 0,1%, use parte de uma água sanitária de concentração de 2,0% a 2,5% + três partes de água. A validade para essa solução é de 24h caso seja estocada em vasilhas escuras.

LEIA TAMBÉM: Onde comprar máscaras de tecido em Curitiba? Veja lista!

Além disso, fique atento ao uso correto das máscaras:

  • Coloque a máscara com cuidado, de modo a cobrir a boca e o nariz, e amarre com segurança para minimizar o espaço vazio entre o rosto e a máscara;
  • Enquanto estiver usando, evite tocar na máscara;
  • Remova a máscara usando a técnica apropriada (ou seja: não toque na frente, remova o laço por trás);
  • Após a remoção ou sempre que tocar inadvertidamente em uma máscara usada, limpe as mãos usando álcool em gel ou água e sabão;
  • Se a máscara ficar úmida, substitua por uma nova máscara limpa e seca
  • Não reutilize máscaras descartáveis;
  • Descarte as máscaras descartáveis após cada uso e imediatamente após a remoção.

Bônus: como fazer máscara de tecido passo a passo

Devido a grande importância do uso de máscaras nesta pandemia do novo coronavírus, a população do mundo todo precisou se adaptar e aprender novas condutas para não ficar desprotegido.

Por isso, começaram a surgir muitas dúvidas sobre o utensílio, por exemplo: como fazer máscara de tecido? Como fazer máscara cirúrgica? Qual o molde para fazer máscaras? Entre muitas outras.

Então confira um passo passo muito simples para confeccionar sua própria máscara e personalizar como quiser:

  • Pegue um pano de sua escolha no formato de um quadrado;
  • Dobre ao meio formando um retângulo;
  • Dobre novamente para baixo, formando outro retângulo;
  • Pegue dois elásticos e os coloque em cada ponta, sem amarrar e deixando um espaço de cada lado (como um bombom);
  • Dobre as pontas do tecido para dentro e com os elásticos para fora;
  • Agora é só usar, encaixe os elásticos na orelha, se preferir pode costurá-los no tecido.

Compartilhe no Facebook e outras redes para que seus amigos e familiares estejam por dentro de como fazer essa máscara caseira e de como lavar corretamente!