Coronavírus

11 idosos morreram por coronavírus em asilos de Londrina

Dentro 500 idosos e 416 funcionários testados, quatro tiveram resultado positivo

André
André Justus com informações N.Com
11 idosos morreram por coronavírus em asilos de Londrina
Imagem: Reprodução/Pixabay

29 de julho de 2020 - 17:39 - Atualizado em 29 de julho de 2020 - 17:39

Nesta quarta-feira (28), a Prefeitura de Londrina apresentou o balanço preliminar da testagem em massa, para o coronavírus, nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), conveniadas e particulares. A medida, lançada no início de julho, abrange 600 idosos e 418 funcionários das ILPIs, com realização de testes sorológicos, que permitem identificar a presença de anticorpos da doença no sangue.

Até esta quarta-feira (29), foram testados 500 idosos e 416 funcionários das ILPIs de Londrina. No total, são 21 instituições, sendo três delas conveniadas ao Município, e as demais, particulares. Dentre os testes realizados, um paciente, de ILPI particular, apresentou resultado positivo e está isolado dos demais pacientes, recebendo monitoramento de equipe da Saúde.

De acordo com o secretário municipal de Saúde Felippe Machado, na instituição onde houve surto do coronavírus, foram identificados mais três funcionários com exames positivos. “Na mesma oportunidade eles foram afastados e colocados em quarentena. Desde então, não tivemos mais casos positivos nessa ILPI, que está tendo um tratamento diferente das demais porque lá tivemos alguns casos positivos em maio”, afirmou.

 “Nessa terceira e última leva de testes, todos deram negativo, o que é um resultado muito bom. Essa ILPI ainda vai passar por duas baterias de testes nas semanas seguintes. E, se não constatarmos nenhum caso positivo, decretaremos o encerramento desse surto”, antecipou sobre a instituição com casos de pacientes e funcionários com coronavírus.

Foi confirmado também que são 11 idosos residentes em ILPIs de Londrina, que faleceram por conta da Covid-19. “Todos tiveram a assistência hospitalar garantida, receberam todos os protocolos para a Covid-19, mas infelizmente vieram a óbito, com idades de 95, 89 e 86 anos”, complementou o secretário de Saúde.

Atualmente, um idoso paciente de ILPI segue internado com diagnóstico positivo de Covid-19. O quadro é estável, e o paciente encontra-se em leito moderado, de enfermaria.

Receba as melhores notícias de Londrina e região pelo Whatsapp. Faça parte do grupo!