Um flagrante registrou uma idosa de 94 anos recebendo uma dose de ar no lugar da vacina contra o novo coronavírus. O vídeo foi registrado pelo familiar que a acompanhava.
O registro foi feito na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (12). A prefeitura confirmou o caso e afirmou que a técnica de enfermagem responsável pela aplicação foi afastada.
Veja o vídeo do momento em que a idosa recebeu a falsa vacina:
A idosa retornou ao posto de vacina no dia seguinte e foi devidamente vacinada.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro instaurou um inquérito para investigar o caso. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) também já tomou as providências abrindo uma sindicância, e ouviu a profissional responsável pela aplicação nesta segunda-feira (15).
Segundo a secretaria de Saúde de Petrópolis, a técnica de enfermagem tem dez anos de experiência na área, mas em seu depoimento alegou que não percebeu o problema, afirmando que o que ocorreu não foi de maneira intencional, que houve um defeito na seringa.
Em nota, a prefeitura da cidade esclareceu que foi um caso isolado e que mantém o controle das vacinas.
A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis também está acompanhando o caso e informou que já existe inquérito civil conjunto com o Ministério Público Federal no município para apurar os problemas na aplicação das vacinas.