Animais

Dois cachorros testam positivo para coronavírus em Curitiba

O primeiro cão confirmado com covid-19 foi um macho adulto da raça Bulldog Francês cujo tutor testou positivo para SARS-CoV-2 no RT-PCR

Renata
Renata Nicolli Nasrala / Editora
Dois cachorros testam positivo para coronavírus em Curitiba
Foto: Eduardo Matysiak

23 de novembro de 2020 - 12:16 - Atualizado em 23 de novembro de 2020 - 12:39

De acordo com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), dois cachorros testaram positivo para coronavírus em Curitiba. A informação foi confirmada por um grupo da universidade que coordenada um projeto de testagens em animais em seis capitais do Barail nesta segunda-feira (23).

Conforme Alexander Biondo, coordenador da pesquisa, apesar do resultado apontado pelo estudo nada indica que os animais desenvolvem a covid-19 ou transmitam covid-19 a humanos.

“Os animais podem se infectar pelo vírus Sars-Cov-2 mas isso não se equivale a dizer que eles têm a doença ou são transmissores”, afirmou Biondo.

Cachorros testam positivo para coronavírus em Curitiba; casos de cães confirmados pelo projeto são os primeiros no Brasil

Ainda segundo a UFPR, os casos de cachorros que testaram positivo para coronavírus são os primeiros confirmados em cães pelo projeto, que é exclusivo no Brasil nas cidades de:

  • Curitiba (PR)
  • Belo Horizonte (MG)
  • Campo Grande (MS)
  • Recife (PE)
  • São Paulo (SP)
  • Cuiabá (MT) – onde um gato foi confirmado com a doença com a ajuda do projeto.

Cachorros confirmados com coronavírus

O primeiro cão confirmado com covid-19 foi um macho adulto da raça Bulldog Francês cujo tutor testou positivo para SARS-CoV-2 no RT-PCR.

Foto: Eduardo Matysiak

De acordo com a vítima, ele percebeu uma secreção nasal no cão, que em um primeiro teste apresentou uma quantidade pequena de vírus no organismo. Poucos dias depois ambos tiveram resultado negativo para o vírus no corpo.

Já o segundo caso foi de um cachorro macho adulto sem raça definida, que a tutora positivou para coronavírus. Conforme ela, dos seus quatro cães apenas um apresentou espirros e testou positivo para a covid-19.