Coronavírus

Curitiba volta para a bandeira amarela no domingo; veja o que reabre

Bares podem reabrir em Curitiba. Shoppings e mercados vão funcionar aos domingos. As novas medidas têm validade de 14 dias

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações da Prefeitura de Curitiba
Curitiba volta para a bandeira amarela no domingo; veja o que reabre
(Foto: Divulgação)

25 de setembro de 2020 - 18:37 - Atualizado em 25 de setembro de 2020 - 18:38

A partir de domingo (27), Curitiba volta para a bandeira amarela. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (25/9) pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde, explica que a avaliação semanal dos nove indicadores que medem a capacidade de resposta do sistema de saúde para o enfrentamento do novo coronavírus apontou para a situação de alerta depois de a cidade permanecer na bandeira laranja (risco médio) por 20 dias.

As novas medidas têm validade de 14 dias. Neste domingo (27), todas as atividades que estavam suspensas pela bandeira laranja podem ser retomadas, como supermercados, restaurantes e shoppings.

Veja abaixo as novas regras que estarão em vigor a partir de domingo (27). O não cumprimento pode acarretar sanções administrativas e multas que variam de R$ 232,92 a R$ 8.336,08.

Atividades suspensas

– Atividades de entretenimento com ou sem música, eventuais ou periódicas, como casas de festas, de eventos ou recepções, circos, teatros, cinemas e atividades correlatas;
–  Estabelecimentos destinados a eventos sociais e atividades correlatas, com ou sem música, de forma eventual ou periódica, tais como casas de festas e recepções;
– Estabelecimentos destinados a feiras técnicas ou de varejo, mostras comerciais, congressos, convenções, entre outros eventos de interesse profissional, técnico e/ou científico.

Funcionamento com restrições

– Atividades comerciais de rua não essenciais, galerias e centros comerciais podem abrir todos os dias, das 10h às 20 horas. 
– Shopping centers podem abrir todos os dias, das 12h às 22 horas. 
– Restaurantes, lanchonetes e bares podem abrir todos os dias, das 6h às 23 horas. Sem música ao vivo.

Devem operar com no máximo de 50% de sua capacidade

– Hotéis, resorts, pousadas e hostels;
– Call center e telemarketing: a partir das 9h (exceto os vinculados a serviços de saúde ou home-office, que podem funcionar com capacidade normal).