Brasil

Coronavírus: saiba quais são os novos sintomas da doença e fique atento

Lucas
Lucas Sarzi
Coronavírus: saiba quais são os novos sintomas da doença e fique atento
Foto: Ilustrativa.

28 de março de 2020 - 00:00 - Atualizado em 1 de julho de 2020 - 14:49

Como já foi dito várias vezes, o novo coronavírus é uma doença que se transforma conforme o tempo. Por isso, é importante se atentar aos sintomas que ele apresenta, para evitar principalmente se confundir e se desesperar. Além dos sintomas já conhecidos, que são a falta de ar, coriza, febre baixa e dor de garganta, as pessoas infectadas podem apresentar outros sintomas, conforme alertam associações médicas.

Entre os “novos sintomas”, a perda de olfato foi percebida em pacientes da Alemanha, Itália e Coreia do Sul. Em alguns casos, os pacientes eram jovens e não apresentavam os outros sintomas característicos da doença. A Associação Britânica de Otorrinolaringologia informou que já registrou relatos parecidos (de sintomas como a perda de olfato) nos Estados Unidos e também na França.

NÃO SE CONFUNDA: Veja diferenças entre as alergias e os sintomas do coronavírus

Já no Brasil, a perda de olfato sem maiores explicações, acompanhada ou não da perda do paladar, deve ser levada em conta como um possível sintoma de Covid-19. As dicas vieram da Academia Brasileira de Rinologia (ABR), da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), que orientaram que os pacientes nestas condições fiquem isolados em quarentena de 14 dias, por precaução.

Alguns estudos médicos também apontam outros sintomas causados pelo novo coronavírus. Estes são menos conhecidos, portanto também vale o alerta:

– Desconfortos abdominais;
– Náuseas;
– Cólicas;
– Diarreias;
– Falta de apetite.