Guilherme
Guilherme Becker / Editor com informações do Estadão

26 de janeiro de 2020 - 00:00

Atualizado em 26 de janeiro de 2020 - 00:00

Notícias

Coronavírus: 5 milhões de pessoas já deixaram a cidade de Wuhan; 11 países confirmaram casos

56 mortes foram confirmadas, 2 mil pessoas estão infectadas e a expectativa é que o número aumente

Coronavírus: 5 milhões de pessoas já deixaram a cidade de Wuhan; 11 países confirmaram casos
(FOTO: REPRODUÇÃO/ ZM NOTÍCIAS)

O número de mortes causadas pelo novo coronavírus na China subiu para 56 e o número de pessoas infectadas mais que dobrou em relação às últimas 24h, totalizando 1.975 casos, apontou o Ministério da Saúde da China. Segundo o órgão, o país está entrando em um “estágio crucial” e “parece que a capacidade do vírus de se espalhar está ficando mais forte”.

O ministro da Saúde da China, Ma Xiaowei, se recusou a estimar quanto tempo levaria para que a situação ficasse sob controle, mas as restrições de viagens e outras medidas estritas devem trazer resultados “com menor custo e maior velocidade”, ressaltou.

Moradores deixam Wuhan

O prefeito da cidade chinesa de Wuhan – epicentro do surto de coronavírus -, Zhou Xianwang, disse neste domingo (26) em uma coletiva de imprensa que estima que os especialistas deverão confirmar outros cerca de mil casos suspeitos de infecção que estão sob monitoramento. Até agora, a grande maioria dos casos confirmados na China continental está em Wuhan e nos arredores.

Zhou disse que mais de cinco milhões de pessoas já deixaram Wuhan, permanecendo cerca de nove milhões. A cidade está construindo dois hospitais improvisados com cerca de 1.000 leitos cada para lidar com o crescente número de pacientes. A cidade disse que o primeiro deve ser entregue já no dia 3 de fevereiro.

LEIA TAMBÉM: Médico chinês que tratava de pacientes com coronavírus morre infectado pela doença

Coronavírus se espalha pelo mundo e já está em 10 países

De acordo com informações de agências de notícias internacionais o vírus também já chegou a outros 11 países, além da China. Confira a lista com casos confirmados:

  • Tailândia
  • Japão
  • Coreia da Sul
  • EUA
  • Vietnã
  • Cingapura
  • Malásia
  • Nepal
  • França
  • Austrália
  • Canadá 

Os EUA confirmaram casos no estado de Washington, Chicago e, mais recentemente, no Sul da Califórnia. O último paciente divulgado no sábado à noite viajou de Wuhan e está isolado em um hospital e em boas condições. Enquanto isso, o Canadá afirmou ter descoberto seu primeiro caso, um homem de 50 anos que estava em Wuhan antes de voar para Toronto.

Bolsonaro que Brasil não possui casos

O presidente Jair Bolsonaro informou neste domingo (26) que o Ministério da Saúde do Brasil e as Forças Armadas estão cientes dos riscos do coronavírus. “Estamos preocupados obviamente, mas não é uma situação alarmante. Não existe nenhum caso confirmado no Brasil”, disse o presidente a jornalistas ao chegar de um compromisso oficial em Nova Délhi, na Índia, onde está em uma missão de quatro dias.

“Estamos nos preparando para que, se tivermos (contágio) no Brasil, que seja atenuado”, falou Bolsonaro.

O presidente está em uma missão de quatro dias na Índia, onde assinou 15 acordos bilaterais, participou como convidado de honra do Dia da República e tem encontro com empresários na segunda. O último compromisso da agenda é uma visita ao Taj Mahal.