25 de outubro de 2019 - 00:00

Atualizado em 25 de outubro de 2019 - 00:00

Cultura

Conheça os benefícios de andar de bicicleta e comece agora mesmo

Pedalar pode render muito mais benefícios do que apenas diversão.

Estudos confirmam que andar de bicicleta, além de saudável é relaxante, ajuda a queimar calorias e fortalece o corpo e a alma. Para além disso, a prática dessa atividade protege as articulações e melhora o sistema imunológico e circulatório, contribuindo para uma qualidade de vida muito melhor.

Veja neste artigo, vantagens que andar de bicicleta confere à saúde!

Vantagens de andar de bicicleta regularmente

Ao andar de bicicleta com frequência, excelentes benefícios à saúde começam a aparecer rapidamente. A principal vantagem é que pedalar cria medidas preventivas para a saúde do corpo e da mente. Está comprovado que pessoas que andam de bicicleta sofrem menos enfermidades psicológicas e depressões, poupando o tempo investido em consultas médicas, exames investigativos, gastos com remédios e o desgaste emocional.

No entanto, vale lembrar, que existem várias recomendações para começar a pedalar. É necessário fazer alongamentos para trabalhar os músculos das pernas, dos glúteos, da lombar e do pescoço alguns minutos antes de começar. Só assim será possível colher os louros da prática:

Coração mais forte

O estilo de vida tem um papel determinante na saúde do coração. É por isso que colocar em prática medidas simples como andar de bicicleta regularmente e ter uma alimentação saudável diariamente fortalecem o coração. Além disso, a atividade ajuda a controlar o estresse emocional, que influencia diretamente um dos órgãos mais importantes do corpo humano.

Infeções afastadas

Qualquer atividade física aumenta a imunidade do corpo, isto é, contribui para que o organismo resposta de maneira rápida e eficaz contra qualquer tipo de infecção.

Controle de peso

Andar de bicicleta é uma das maneiras mais divertidas de fazer exercícios. Assim, os músculos são trabalhados e a gordura corporal é eliminada pouco a pouco, reduzindo calorias e medidas.

Antiestresse

Depressão, ansiedade e estresse podem ser reduzidos quando você coloca seu corpo e mente para pedalar. Andar de bicicleta favorece os níveis de endorfina, o que põe fim ao mau humor e favorece o bem estar.

Aumento da capacidade respiratória

Com a prática de andar de bicicleta, os batimentos cardíacos aumentam, impulsionando uma respiração mais rápida. Dessa forma, também é possível melhorar a função pulmonar e todo o sistema respiratório.

Sistema imunológico mais resistente

Quanto mais você pedala, mais rápido fica o sistema imunológico. Ele ajuda o organismo a se defender de organismos invasores, como vírus e bactérias, deixando você livre de gripes e resfriados.

Metabolismo acelerado

Pedalar também acelera o metabolismo, auxilia na redução do colesterol e na perda de peso. Aqui, vale ressaltar que os movimentos feitos em uma bicicleta são uma excelente atividade aeróbica, responsável por um gasto energético significativo.

Melhorias cardiovasculares

Com este exercício praticado regularmente, o ritmo cardíaco máximo aumenta e a pressão arterial diminui. Estamos falando de reduzir os riscos de infarto em pelo menos 50%.

Articulações resistentes

Por exigir muito dos músculos, pedalar trabalha quase todas as articulações, aumentando a resistência e reduzindo o impacto que elas podem sofrer ao longo do dia em outras atividades físicas o não.

Poupa tempo e dinheiro

Uma bicicleta tradicional é tudo o que você precisa. Nada mais do que isso. Por isso, não é necessário se preocupar com equipamentos e muitos acessórios. Inclusive, algumas cidades já disponibilizam bicicletas públicas, ajudando economizar em despesas como gasolina para o carro e contribuindo para uma vida urbana mais sustentável.

Depois de ver alguns benefícios dessa prática, que tal deixar o sedentarismo de lado e criar novos hábitos para ter uma qualidade de vida melhor? A bicicleta pode transformar sua vida.