Mundo Animal

Conheça mais sobre os hábitos da capivara, comum em Curitiba

Já passeou em algum parque de Curitiba e se deparou com uma capivara? Confira algumas características como peso, tamanho, hábitos e curiosidades do animal.

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais especial e exclusivo para o RIC Mais
Conheça mais sobre os hábitos da capivara, comum em Curitiba

8 de maio de 2020 - 00:00 - Atualizado em 1 de julho de 2020 - 14:47

Quem nunca passou em algum parque de Curitiba e se deparou com uma capivara tomando sol ou nadando, não é mesmo? Estes animais já se tornaram símbolo da capital paranaense e é difícil encontrar algum morador ou visitante que nunca tenha visto uma capivara.

Confira a seguir algumas características como peso, tamanho, hábitos e curiosidades do animal que é referência em Curitiba.

Características

Enquanto uns adoram o animal e sonham em fazer carinho nas capivaras, outros têm medo e querem manter distância. No geral elas são bem tranquilas e estão acostumadas com a presença humana, ainda mais nos parques da capital. Ainda assim é recomendado não chegar muito perto, pois apesar de calmas as capivaras também sabem se defender caso achem necessário.

Estes animais são os maiores roedores do mundo. Eles possuem um corpo grande e robusto, podendo pesar entre 20kg e 80kg. Quanto ao tamanho, não é difícil encontrar capivaras adultas medindo cerca de 1,3 m de comprimento e 60 cm de altura. Um filhote pode ter tamanho próximo ao um cão de porte pequeno e médio.

conheca-sobre-os-habitos-da-capivara-comum-em-curitiba

Hábitos da capivara

Apesar de ser um ícone em Curitiba, muitas pessoas não sabem como ela vive ou se alimenta. A capivara é mamífera, herbívora e gosta muito de água, e portanto os parques são as moradias preferidas dela. Por se alimentar de vegetais, elas costumam conviver tranquilamente com os humanos e até mesmo os cachorros que visitam os parques.

Como dissemos anteriormente, a capivara não é um animal agressivo, mas ainda assim é preciso manter um pouco de distância, ainda mais se ela estiver com algum filhote por perto. É importante que os humanos respeitem o espaço dela. 

Curiosidades

As capivaras são moradoras tão tradicionais de Curitiba que algumas vezes já tentaram conviver com os humanos longes dos parques. Algumas pessoas já avistaram as capivaras do parque São Lourenço atravessando a rua educadamente na faixa de pedestres. E se engana quem pensa que elas não vão longe. Em outras ocasiões, elas podem até mesmo tentar mudar de cidade. Em 2012, uma capivara foi encontrada passeando pela rodoferroviária da capital.