Notícias

Comunicação nas reuniões

Você sabia que a primeira reunião feita com o cliente define 70% das chances de sucesso em um negócio?

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

19 de abril de 2017 - 00:00 - Atualizado em 16 de setembro de 2021 - 16:09

Mas, para isso é preciso muito planejamento e trabalho para ter certeza de que está se comunicando em uma reunião de forma profissional e produtiva.

Veja algumas dicas:

  1. Prefira encontros no período da manhã, quando as pessoas podem ouvir atentamente e não no fim do dia, quando já estão mentalmente cansadas.
  2. Admita os problemas caso os planos da empresa tenham falhado. “Confissões” são boas para a comunicação.
  3. Mantenha as reuniões e as suas palavras breves. Atinja os pontos principais e torne-se simples.
  4. Para assuntos delicados, busque um expert para explica-los, especialmente se você não consegue entende-los.
  5. Não tente abranger todos os assuntos em uma única reunião. Se for preciso, marque outras para dar continuidade às negociações.
  6. Não gagueje nem tropece. Prepare-se. Pratique, sempre!
  7. Tenha o hábito de se manter disponível a todos os membros da equipe para responder perguntas. Misture-se ao grupo durante os intervalos – essa é uma técnica de comunicação que atrai os indivíduos para a própria reunião.
  8. Não termine uma reunião saindo da sala. Fique por ali para responder quaisquer perguntas que possam surgir, e bons negócios!

Pauline Machado é Personal, Executive e Business Coach pela SBCoaching, MBA Liderança e Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e certificada pelo SebraeRJ no curso EMPRETEC, desenvolvido pela Harvard University e Organização das Nações Unidas (ONU) e diretora da Legado Coaching e Treinamentos.