Notícias

Como se proteger do surto de doença do coronavírus, dengue, febre amarela e sarampo?

Estamos vivendo alguns tipos de surto de doença, como coronavírus, dengue, febre amarela e sarampo. Como se proteger corretamente de cada um deles?

Larissa
Larissa especial e exclusivo para o RIC Mais
Como se proteger do surto de doença do coronavírus, dengue, febre amarela e sarampo?

27 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 27 de abril de 2020 - 00:00

Muito ouvimos falar sobre a pandemia de coronavírus, mas ao mesmo tempo temos também outros tipos de surto de doença acontecendo, como dengue, febre amarela e sarampo. Mas afinal você sabe como se proteger corretamente de cada uma dessas doenças? Acompanhe e descubra.

Coronavírus

Uma das principais medidas de proteção contra o coronavírus já é realidade para muitas pessoas: a quarentena e o isolamento social. Ficar em casa é fundamental quando se trata de um vírus altamente transmissível como o Sars-CoV-2. Além disso é essencial manter as mãos e os ambientes que você convive sempre higienizados, seja lavando com água e sabão ou utilizando álcool 70%. 

Dengue

A dengue é uma doença transmitida por um mosquito, o Aedes aegypti. Este transmissor se reproduz em locais com água parada, e portanto, é importante manter alguns cuidados com a casa. Guardar itens que ficam ao ar livre e podem acumular água das chuvas e esvaziar os vasos de plantas que concentram água parada são maneiras de evitar a proliferação da doença.

Febre amarela

Do mesmo modo que a dengue, a febre amarela é transmitida pela picada de um mosquito. A febre amarela é uma doença comum em macacos, e quando um mosquito pica um macaco infectado, ele se torna capaz de transmitir a doença para outros macacos e seres humanos. Atualmente os novos casos registrados são em áreas rurais, próximas a matas e beiras de rio. A prevenção pode ser feita pela vacina ou evitando ir à esses locais. 

Sarampo

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso. Ele é transmitido por gotículas de secreção das vias respiratórias, se espalhando quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou mesmo respira. Para se prevenir desse surto de doença é indicado tomar a vacina contra sarampo, responsável por reduzir drasticamente o número de casos e mortes.