por Redação RIC.com.br
em parceria com Luana Fogaça

Whatsapp clonado começou a ser um acontecimento muito recorrente nos últimos tempo.

Desde o ano passado, os golpistas virtuais têm aproveitado de uma distração das pessoas para roubar suas contas do aplicativo.

Por conta disso, a própria plataforma do Whats divulgou os passos que devem ser seguidos depois de ter a conta clonada ou roubada por cibercriminosos.

Confira!

Como saber se meu whatsapp foi clonado?

Geralmente, você acaba clicando em algum link sem querer e percebe que sua conta no Whatsapp foi clonada. Isso acontece com muitas pessoas ao receber mensagens que confundem.

Mas, não precisa entrar em desespero, há solução!

Primeiro: possivelmente você vai descobrir instantaneamente que foi clonado, pois é quase impossível o mesmo número ser utilizado em dois celulares.

Normalmente, quando instalamos o app em outro aparelho e logamos com o mesmo número, aparece a seguinte mensagem:

Não foi possível verificar esse telefone. Provavelmente , porque você registrou seu número de telefone no Whatsapp em outro aparelho. Confirmar

Whatsapp

De qualquer forma, fique atento, confira, agora, as orientação que a própria plataforma de comunicação indica sobre como agir neste casos.

As informações são oficiais, então o método deve ser seguido sempre à risca quando acabar acontecendo com você e ter o Whatsapp clonado.

Como recuperar o whatsapp clonado

whats clonado
Foto: Revista Bula

A primeira ação é pedir a verificação da conta via SMS (mensagem de texto tradicional).

Depois disso, reinstale o WhatsApp, entre com seu número de telefone e confirme o código de seis dígitos que você receber via SMS.

Dessa forma, qualquer indivíduo que usar sua conta será desconectado automaticamente. Não passe este código a ninguém que te peça.

Outro ponto importante é avisar amigos e a família. Muitos golpistas usam sua lista de contatos para solicitar informações sigilosas e pedir depósitos em dinheiro.

Se sua conta for violada, entre em contato com pessoas próximas para que ninguém possa se passar por você.

Depois de avisar familiares e amigos, o caminho é falar com a equipe de atendimento da plataforma para informar sobre o Whatsapp clonado ou roubado.

Outro passo importante é: mandar um e-mail para support@whatsapp.com.

O e-mail pode ser enviado em português e no assunto deve conter informações como “Conta clonada/roubada” junto com o número do seu celular em formato internacional (+55 XX…). Exemplo: Conta roubada / +55 11 01234-5678.

Reforce a segurança do whats

Uma medida que pode ser tomada, antes de passar por estes apuros e até mesmo para evitá-los, é ativar a confirmação em duas etapas.

Este é um recurso opcional que, ao ser ativado, exige um PIN de seis dígitos de verificação, se houver uma tentativa de entrada no seu número evita que tenha o Whatsapp clonado.

Esse código, assim como o SMS do WhatsApp, não deve ser compartilhado com ninguém.

Para ativar esta opção basta seguir este caminho: Configurações (Android) / Ajustes (iOS) > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR

Você também pode colocar um e-mail para receber o PIN, caso o esqueça, mas, mais uma vez, nunca compartilhe este código se for solicitado por terceiros, você pode acabar passando para um golpista.

Em caso de tentativa de roubo de conta, o WhatsApp garante que suas conversas anteriores não serão vistas pelos invasores, graças à criptografia aplicativo, que não é comprometida.

Vídeo sobre a criptografia que protege o Whatsapp

De acordo com a plataforma, o WhatsApp protege suas mensagens e chamadas com criptografia de ponta a ponta, para que só você e a pessoa com quem está conversando possam lê-las ou escutá-las.

Confira o vídeo explicativo:

Para mais informações oficiais sobre contas de Whatsapp clonado ou roubado, clique aqui e se informe pelo site oficial da plataforma.

8 abr 2020, às 00h00. Atualizado em: 15 set 2020 às 07h14.
Mostrar próximo post
Carregando